Enquanto o Benfica prepara o encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões contra o Zenit, o SAPO Desporto recorda os encontros anteriores entre a equipa portuguesa e a russa, comandada por André Villas-Boas

Este será o quinto encontro entre o Benfica e o Zenit de São Petersburgo, todos os jogos disputados anteriormente contaram para a Liga dos Campeões. Em 2012, nos oitavos de final da temporada 2011/12, o Benfica eliminou o Zenit com um resultado total de 4-3, com uma vitória caseira por 2-0 a inverter um desaire por 3-2 fora.

Já na temporada 2014/15, as duas equipas estavam juntas na fases de grupos. Em ambos confrontos, os encarnados sairam derrotados. A 16 de setembro de 2014, em Lisboa, Axel Witsel, que representou o Benfica em 2011/12, e Hulk, antigo jogador do FC Porto, marcaram os golos madrugadores no triunfo por 2-0 do Zenit em Lisboa, na primeira jornada. Javi García (2009–13) e Ezequiel Garay (2011–14), antigos jogadores do Benfica, também fizeram parte dessa equipa do Zenit. A jogar em casa, os "encarnados" ficaram sem o guarda-redes Artur, expulso aos 18 minutos. Na segunda volta, a 26 de novembro, o português Danny, que representou o Marítimo e o Sporting, marcou na vitória do Zenit por 1-0 em São Petersburgo.

A derrota com o Zenit na época passada foi a primeira em 14 jogos europeus em casa (11 vitórias e dois empates) desde a derrota por 2-0 com o Barcelona, na fase de grupos de 2012/13. Foi também a única derrota caseira do Benfica frente a adversários russos em sete desafios (quatro vitórias e dois empates). No global, o seu registo é de cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

Recorde-se que o Zenit venceu nas últimas três deslocações a Portugal: 2-0 frente ao Benfica e 1-0 diante do FC Porto, este último na fase de grupos de 2013/14, com um tento de Aleksandr Kerzhakov. O outro triunfo foi por 4-1 no reduto do FC Paços de Ferreira, na primeira mão do "play-off" dessa época (resultado total de 8-3).

A equipa de André Villas-Boas tenta chegar aos quartos de final pela primeira vez, depois de ter vencido o Grupo H com cinco pontos de vantagem sobre o Gent, triunfando igualmente no terreno de Valencia, por 3-2, e Lyon, por 2-0.

André Villas-Boas defrontou o Benfica por sete vezes enquanto técnico do FC Porto e Académica, somando quatro triunfos e perdendo três. As mais marcantes da carreira do treinador português foram a goleada por 5-0 para o campeonato em 2010 e a vitória por 2-1 no ano seguinte, mas na mesma temporada, que ditou o título de campeão para o FC Porto.

Outra curiosidade: Hulk marcou cinco golos em 12 jogos (seis vitórias, três empates e três derrotas) diante do Benfica ao serviço do FC Porto, entre 2008 e 2012.

Quando o Benfica entrar em ação às 19h45 desta terça-feira quebrará uma sequência pouco feliz para os encarnados, uma vez que será a sua segunda participação em fases a eliminar nas últimas sete aparições na Liga dos Campeões.