O Benfica tenta qualificar-se pela terceira vez para os quartos de final, depois de ter ultrapassado os 'oitavos' nas duas únicas ocasiões em que atingiu esta fase no formato 'Champions', batendo o Liverpool em 2005/06 e o Zenit em 2011/12.

Sobre o atual momento do Benfica, Salvio elogiou o grupo de trabalho e frisou a motivação de todos os jogadores em jogar amanhã.

"Não sei se este é melhor ou pior [que o da época passada]. Temos uma equipa muita competitiva, todos os jogadores querem jogar este tipo de jogos. Desde que aqui estou, nunca tive oportunidade de jogar os oitavos de final, portanto claro que gostava de jogar", disse Salvio.

"É uma grande oportunidade para mostrar o nosso nível. Estávamos numa série de muitas vitórias e este é um jogo indicado para voltarmos a ganhar- Eles tiveram descanso, nós não. Foram de pré-epoca. Vai ser um jogo de grande nível e isso não interessa muito", acrescentou Salvio sobre o adversário do Benfica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

O Zenit bateu na época passada o Benfica por duas vezes na fase de grupos, mas o bicampeão português tem vindo a atravessar a melhor fase da temporada, 'manchada' pela derrota em casa com o FC Porto (2-1), precisamente na última jornada da I Liga, que pôs fim a uma série de 13 jogos sem perder.

"Apesar do percalço com o FC Porto, o Benfica está bem, motivado. Nos 12 jogos anteriores transformou-se completamente. Acredito que vamos encontrar um Benfica ligeiramente revoltado com o jogo com o FC Porto e que queira voltar às vitórias. Queremos fazer um bom resultado. Sentimos que os jogadores estão bem, que estão prontos, mas o ritmo vai ser diferente. Queremos um resultado que nos permita a qualificação em São Petersburgo", disse André Villas-Boas na conferência de imprensa de antevisão.

Rui Vitória estreia-se nos oitavos de final da Liga dos Campeões e mostra-se confiante para o embate com os campeões russos.

"O Zenit é uma equipa forte, de qualidade e com treinador de qualidade. É uma equipa com uma grande ligação entre si, jogam juntos há muito tempo. Conhecem também o futebol português e têm maturidade a este nível. Mesmo com essa paragem, amanhã serão os aspetos mentais a ter muita importância. Não sabemos se será vantagem ou não. Só quando o árbitro começar o jogo é que iremos ver. Mas isso em nada invalida o que nós pretendemos, pois olhamos para nós. Queremos muito ganhar o jogo", disse o técnico dos encarnados.

"Estamos nas 16 melhores equipas da Europa. É motivo de grande satisfação, mas não estamos eufóricos. Este é o nosso lugar", acrescentou Rui Vitória.

Ao invés, o Zenit não tem referências competitivas recentes, uma vez que o campeonato russo, no qual ocupa o sexto lugar, está parado desde dezembro, e o seu último encontro remonta a 09 do mesmo mês, dia em foi derrotado pelo Gent (2-1) na última jornada da fase de Grupo H da Liga dos Campeões, quando já tinha o primeiro posto assegurado.

"Treinámos bem e sinto que a equipa está preparada para fazer um grande jogo amanhã. Acredito que o vamos fazer. Acho que o Benfica é uma equipa bastante forte. Está numa fase boa. O ataque, principalmente, causou bastantes estragos no campeonato. Eles têm bons jogadores e sabemos quais são os seus pontos fortes, treinámos bem para os defender", disse o internacional luso Danny, que alinha pela formação de São Petersburgo.

Neste encontro, marcado para as 19:45, no Estádio da Luz, o Benfica vai continuar sem poder contar com Luisão, Lisandro e Fejsa, que recuperam de problemas físicos.

O Zenit, que se apresenta com os portugueses Danny e Luís Neto, o brasileiro Hulk (ex-FC Porto), o argentino Garay, o espanhol Javi Garcia e o belga Witsel (todos ex-Benfica), viajou para Lisboa sem os lesionados Malafeev, Fayzulin e Ryazantsev, todos por lesão.