O Benfica recebe esta terça-feira o Zenit São Petersburgo, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando um resultado que lhe abra perspetivas para eliminar novamente a equipa russa nesta fase.

A equipa 'encarnada' tenta qualificar-se pela terceira vez para os quartos de final, depois de ter ultrapassado os 'oitavos' nas duas únicas ocasiões em que atingiu esta fase no formato 'Champions', batendo o Liverpool em 2005/06 e o Zenit em 2011/12.

Na esteira do reencontro com a equipa de André Villas-Boas, que na época passada bateu o Benfica por duas vezes na fase de grupos, o bicampeão português tem vindo a atravessar a melhor fase da temporada, 'manchada' pela derrota em casa com o FC Porto (2-1), precisamente na última jornada da I Liga, que pôs fim a uma série de 13 jogos sem perder.

Ao invés, o Zenit não tem referências competitivas recentes, uma vez que o campeonato russo, no qual ocupa o sexto lugar, está parado desde dezembro, e o seu último encontro remonta a 09 do mesmo mês, dia em foi derrotado pelo Gent (2-1) na última jornada da fase de Grupo H da Liga dos Campeões, quando já tinha o primeiro posto assegurado.

Neste encontro, marcado para as 19:45, no Estádio da Luz, o Benfica vai continuar sem poder contar com Luisão, Lisandro e Fejsa, que recuperam de problemas físicos.

O Zenit, que se apresenta com os portugueses Danny e Luís Neto, o brasileiro Hulk (ex-FC Porto), o argentino Garay, o espanhol Javi Garcia e o belga Witsel (todos ex-Benfica), viajou para Lisboa sem os lesionados Malafeev, Fayzulin e Ryazantsev, todos por lesão.