O Real Madrid recebe esta noite a AS Roma, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os madrilenos são favoritos, num encontro em que Ronaldo tentará distanciar-se ainda mais na liderança dos marcadores. No outro encontro da noite o Gent de Renato Neto tentará seguir o seu "conto de fadas" face ao Wolfsburgo de Vieirinha, claro favorito neste encontro.

Em Itália a Roma tentará tirar partido do fator casa e construir um resultado que o permita visitar o Bernabéu ainda dentro da eliminatória. Os romanos, sob o comando de Luciano Spaletti, terão a difícil tarefa de ultrapassar a o poderio ofensivo do Real Madrid. A turma merengue venceu três dos quatro jogos frente a AS Roma em casa deste, sendo que nos últimos três ganhou sempre.

Na fase de grupos só o Bayern Munique marcou tanto como o Real (19) mas não é so o ataque dos "merengues" que mete respeito. A equipa agora orientada por Zidane só sofreu três golos na fase de grupos. Cristiano Ronaldo será a principal ameaça de preocupação dos romanos. O português marcou 11 golos nos seis jogos da fase de grupos e está bem lançado para bater o recorde de tentos numa edição da Champions, recorde esse que já lhe pertence. Este será também um jogo onde Ronaldo tentará dar uma resposta forte em campo, depois de ter abandonado a conferência de imprensa na terça-feira. O luso não gostou de uma questão sobre não marcar muitos golos fora da casa.

Zidane também fará a sua estreia na Liga dos Campeões como treinador, num ano em que tentará entrar na galeria dos treinadores a vencer a prova como jogador e treinador. Apenas seis técnicos conseguiram faze-lo, sendo que no Real Madrid só Miguel Muñoz alcançou tal feito. Muñoz orientou a Espanha no Mundial México 86, além dos Europeus de França e Alemanha. Venceu as três primeiras edições da Taça dos Campeões Europeus, entre 1956 e 1959, enquanto jogador do Real Madrid.

Da última vez que estas duas formações se encontraram nos "oitavos" da Champions, a AS Roma venceu por 2-1. Nos últimos três jogos no Estádio Olímpico frente aos merengues, perdeu sempre e sempre na fase de grupos: 0-3 em 2004/2005, 0-3 em 2002/2003 e 1-2 em 2001/2002.

No outro jogo da noite o Gent tentará dar seguimento ao seu "conto de fadas" quando receber o Wolfsburgo. Os belgas conseguiram apurar-se num grupo onde Valência e Lyon ficaram pelo caminho, nesta que é a estreia do Gent na Champions. Já o Wolfsburgo, claramente favorito, tentará construir um resultado fora que o permite depois jogar em casa já "descansado". Renato Neto, ex-Sporting, estará no meio-campo dos belgas, enquanto Vieirinha deverá estar no lado direito dos alemães.

Os jogos estão marcados para às 19h45, hora de Lisboa.