A equipa do Benfica procura na quarta-feira inverter a tendência de resultados negativos nas deslocações à Rússia, que se contabilizam com uma única vitória em sete jogos, e garantir a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões quatro anos depois da última presença, curiosamente também alcançada às custas do Zenit de São Petersburgo.

As contas são simples. O Benfica venceu a formação comandada por André Villas-Boas no jogo da primeira mão, com um golo de Jonas já perto do apito final, e garantiu uma ténue vantagem para o jogo em São Petersburgo, onde os 'encarnados' nunca venceram o Zenit em jogos oficiais. Os campeões russos vêm de uma longa paragem devido ao interregno do campeonato devido ao inverno, e ainda não conseguiram apresentar rendimento competitivo tendo empatado com o Krasnodar a 0-0 no último jogo antes da receção a Benfica.

Nos confrontos diretos entre Benfica e Zenit, os russos estão em vantagem com três vitórias, com a formação portuguesa a somar apenas duas. A primeira vez que os dois emblemas se defrontaram foi nos oitavos de final da Liga dos Campeões em 2012, com o Benfica a perder o jogo da primeira mão em São Petersburgo por 3-2, mas a garantir o apuramento na Luz com uma vitória por 2-0.

Na última temporada, o Zenit reencontrou o Benfica na fase de grupos da Liga dos Campeões, e aí o saldo dos russo foi claramente positivo com duas vitórias para a equipa de André Villas-Boas e companhia.

No jogo de quarta-feira, Rui Vitória tem várias baixas na equipa titular, nomeadamente no sector mais recuado, com as ausências devido a lesão de Júlio César e Lisandro López, e de Jardel e André Almeida por castigo. A formação encarnada vem de uma vitória moralizadora frente ao Sporting para o campeonato, mas irá sentir muitas dificuldades no 'inverno' rigoroso de São Petersburgo onde as baixas temperaturas vão afectar o rendimento das equipas.

O único triunfo do Benfica na Rússia aconteceu em Outubro de 1996, quando os 'encarnados venceram o FC Lokomotiv Moscovo por 3-2, na segunda mão da segunda eliminatória da então Taça dos Clubes Vencedores de Taças, numa eliminatória em que João Vieira Pinto foi o autor do único golo na primeira mão ao marcar o tento decisivo a três minutos do apito final.

Apesar do mau registo na Rússia, o Benfica seguiu em frente 46 vezes e ficou pelo caminho oito vezes nas 54 ocasiões em que venceu em casa no jogo da primeira mão de uma eliminatória da UEFA. O registo das "águias" é ainda mais positivo quando essa vitória em casa na primeira mão foi por 1-0: nas 11 ocasiões em que tal aconteceu, apenas numa, frente ao RSC Anderlecht, na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League de 2004/05, o Benfica acabou eliminado, ao perder depois por 3-0 fora.

No global, o registo do Benfica é de seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas.