O Real Madrid, que ficou em primeiro lugar no Grupo A, quer garantir a sexta presença consecutiva nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

A formação orientada por Zidane ganhou 21 dos 30 jogos caseiros disputados conta adversários italianos, somando ainda três empates e seis derrotas pelo meio.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro da segunda mão contra a AS Roma, o técnico dos merengues pediu cautela. Mesmo estando a vencer por 2-0 na eliminatória, o Real Madrid foi eliminado da Champions na última vez que recebeu um adversário do campeonato italiano. O empate 1-1 na segunda mão com a Juventus, nas meias-finais, deixou os espanhóis pelo caminho com um total de 3-2.

Desta forma, o Real Madrid está proibido de relaxar no embate com a AS Roma, uma vez que os merengues saíram derrotados das últimas oito eliminatórias em que defrontaram equipas da Serie A.

Contudo, o cenário não é assim tão negro para a equipa de Cristiano Ronaldo, isto porque foi afastado em apenas uma das 30 eliminatórias europeias em que venceu fora na primeira mão. O caso único aconteceu na Taça UEFA de 1994/95, contra o Odense BK, quando depois de vencer fora por 3-2, o Real foi derrotado em casa por 2-0.

Já a Roma, que não atinge os quartos de final da Liga dos Campeões desde 2008, soma duas vitórias e três empates em eliminatórias a duas mãos frente a equipas espanholas.

O emblema da capital italiana seguiu em frente em apenas uma das cinco eliminatórias europeias em que perdeu em casa o jogo da primeira mão, quando recuperou de uma derrota caseira por 2-1 ante o Nuremberga, isto na primeira eliminatória da Taça UEFA de 1988/89, ao vencer por 3-1 na Alemanha, na segunda mão.

Cristiano Ronaldo ajudou o Manchester United a bater em duas épocas seguidas a Roma nos quartos da Liga dos Campeões de 2007/ 2008. O avançado português bisou em 2007 na goleada de 7-1 em Old Trafford, com De Rossi a marcar o golo de honra dos italianos, e no ano seguinte marcou no triunfo fora de casa por 2-1.

O enconto entre Real Madrid e Roma, no Estádio Santiago Bernabéu, está agendado para as 19h45 desta terça-feira.