Benfica e Zenit jogam esta quarta-feira em S. Petersburgo a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Para este jogo há baixas de parte a parte por castigo: Criscito, Javi Garcia (Zenit), Jardel e André Almeida (Benfica). O contigente aumenta se olharmos ao número de lesionados. Rui Vitória não conta com Júlio César, Luisão e Lisandro López, ao passo que Fayzulin desfalca a equipa de André Villas-Boas.

Passe quem passar à próxima fase, é bom não esquecer que há jogadores em risco de suspensão. Se Gonçalo Guedes e Jonas virem um amarelo, sabem que ficam de fora da próxima partida. O mesmo risco correm Danny, Hulk, Yusupov e Witsel.

De olhos postos na história, convém realçar que estas duas equipas já se defrontaram por cinco vezes, tendo o Zenit garantido três vitórias contra as duas do Benfica.

E se nos focarmos em S. Petersburgo, a verdade é que a equipa russa nunca perdeu com as formações portuguesas (5 vitórias e dois empates). E para André Villas-Boas este jogo reveste-se de maior importância porque tenta chegar pela primeira vez aos quartos-de-final Liga dos Campeões.

Da Rússia o Benfica nunca trouxe grandes alegrias. Viajou por sete vezes para este país e no regresso trouxe apenas uma vitória, num jogo com o Lokomotiv de Moscovo (2-3) que remonta a 1996, onde João Pinto brilhou com um golo aos 87 minutos. De resto, somam-se dois empates e quatro derrotas.

Mas convém não esquecer que o Benfica leva uma vantagem de um golo garantida no Estádio da Luz. E em 54 vezes em que isso aconteceu, o Benfica passou em 46 à próxima fase

Se apertarmos a malha e virmos só os jogos em que essa vantagem se traduziu num resultado de 1-0, então falamos de 11 ocasiões, e dez delas terminaram com sucesso para os encarnados.

Todos estes dados são história escrita no passado, e hoje abre-se novo capítulo cujo desfecho é, por agora, desconhecido. É preciso aguardar pelas 17 horas para mais um confronto Zenit - Benfica.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.