Com três presenças consecutivas nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid de Diego Simeone continua a surpreender a Europa do futebol com o seu estilo aguerrido e lutador, um pouco à imagem do seu treinador enquanto jogador.

A final da prova de 2014 realizada no Estádio da Luz ainda deve atormentar alguns adeptos'colchoneros', que viram a sua equipa perder o título para o eterno rival Real Madrid a poucos minutos do apito final, mas também faz sonhar outros com a possibilidade de regressar ao principal palco do futebol europeu.

Para chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Atlético de Madrid teve de ultrapassar o PSV Eindhoven numa eliminatória que ficou marcada pela ausência de golos. No jogo da primeira mão, na Holanda, o jogo terminou empatado a 0-0, e no derradeiro encontro dos 'oitavos' o jogo teve de ser decidido na roleta das grandes penalidades após um 'cinzento' 0-0 no tempo regulamentar. E mesmo na decisão por castigo máximo, nenhum guarda-redes conseguiu defender as 16 grandes penalidades marcadas cabendo a Narsingh falhar o oitavo penálti com uma bola ao poste.

Já na fase de grupos, a formação de Diego Simeone disputou com o Benfica a liderança do Grupo C tendo perdido o primeiro jogo em casa com os 'encarnados' por 2-1 e vencido depois na Luz pelo mesmo resultado. A equipa 'colchonera' entrou a vencer na fase de grupos com um triunfo importante no terreno do Galatasaray com dois golos de Griezmann. Seguiu-se depois a derrota no Vicente Calderón com o Benfica por 2-1, e uma goleada tranquila ao Astana, também em casa, por 4-0, antes de ir ao Cazaquistão empatar a 0-0 com a formação cazaque.

No entanto, nos derradeiros jogos da fase de grupos o Atlético Madrid conseguiu garantir o primeiro lugar do Grupo C com dois triunfos importantes. Na receção ao Galatasaray, os espanhóis venceram os turcos novamente com dois golos de Griezmann, e chegaram à Luz com a obrigação de vencer a equipa de Rui Vitória de forma a terminar em primeiro lugar. Na Luz, Saúl e Vietto fizeram o 2-0, e já perto do final Mitroglou reduziu para os 'encarnados' que assim seguiram para os oitavos em segundo lugar do grupo.

Uma das referências deste Atlético Madrid é o avançado Griezmann, autor de um total de quatro golos e uma assistência em oito jogos nesta edição da Liga dos Campeões. O avançado francês é uma verdadeira lança apontada às defesas contrárias e conseguiu impor-se bem à disputa pelo lugar com Jackson Martínez, que entretanto já rumou à china. Outro aspecto importante desta equipa do Atlético Madrid vai para o facto de chegar a esta fase da prova sem castigados, e com apenas dois jogadores lesionados, o defesa Stefan Savić, e o médio português Tiago.

Com um total de 96 presenças em jogos da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, o Atlético Madrid procura esta época alcançar a marca histórica dos 100 jogos na prova mais importante de clubes europeus, e quem sabe ultrapassar mesmo essa marca caso chegue à final.