O Bayern Munique é o adversário do Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões, depois do sorteio da UEFA realizado hoje em Nyon (Suíça).

Este Bayern Munique é uma equipa à imagem de Pep Guardiola: muita posse de bola, muito jogo interior, muitas opções táticas e jogadores capazes de fazer a diferença a qualquer instante. Depois de Ronaldo, ninguém marca tanto na Champions como a dupla de atacantes do Bayern. Lewandowski leva oito tentos marcados, Mueller tem menos um. Juntos, marcaram 15 dos 25 golos da equipa nesta edição da Champions. Na Liga Alemã esta dupla leva 38 golos marcados: o polaco, melhor marcador da prova, tem 24 golos em 26 jogos, Mueller tem 19. Aubameyang, com 22, é o segundo melhor marcador da Bundesliga.

Mas nem só de Mueller e Lewandowski vive este ataque dos bávaros. Guardiola tem contado com a preciosa ajuda de Robben, um jogador que dispensa apresentações. Douglas Costa tem sido um autêntico 'abre-latas' e já fez muitas assistências esta época (10 na Liga em 20 jogos).

No meio-campo, Xabi Alonso e Vidal dão consistência defensiva e ajudam a projetar os defesas Alaba e Lahm para a frente. Apesar de Guardiola enfrentar uma verdadeira praga de lesões na defesa, a equipa tem-se aguentado com o adaptado Alaba na zona central, onde também tem jogado o jovem médio Kimmich. E quando todos já parecem batidos, emerge na baliza o 'monstro' Neuer, considerado por muitos o melhor guarda-redes da atualidade. O internacional alemão é um verdadeiro 'polvo' na baliza, com as suas defesas quase impossíveis.

Apesar de todo este poderio, a equipa apresenta fragilidades. Quando pressionada logo perto da sua área, na primeira zona de construção de jogo, mostra dificuldades e muitas vezes comete erros individuais que acabam por deixar a equipa em maus lençóis. A Juventus mostrou isso na primeira parte do jogo da segunda-mão dos 'oitavos' da Champions, quando conseguiu fazer dois golos em bolas roubadas perto da área bávara.

Sendo este o próximo adversário do Benfica nos 'quartos', os "encarnados" têm hipóteses de passar mas precisarão da falta de inspiração dos homens da frente e de um dia menos bom da defesa. Mas Guardiola consegue quase sempre tirar um 'coelho da cartola' e inventar soluções táticas capazes de baralhar qualquer treinador.