Depois da equipa "colchonera" ter medido forças com o rival da capital na final da Liga dos Campeões em 2014, no estádio da Luz, partida de má memória para os homens de Simeone, desta feita vai defrontar o Barcelona. A super equipa de Luis Enrique conta na frente com o temível tridente formado por Messi, Suárez e Neymar

Esta temporada, em partidas da La Liga o emblema colchonero já caiu duas vezes frente ao Barcelona. Primeiro em casa por 1-2 na primeira volta do campeonato. Já este ano, os catalães voltaram a vencer pelos mesmos números por 2-1.

No entanto, este registo negativo não vai certamente atormentar a aguerrida equipa madrilena que vai tentar fazer novamente um brilharete na Liga dos Campeões e atingir assim as meias-finais da competição.

Para chegar aos quartos, o Atlético teve que vencer o PSV Eindhoven no playoff de acesso. A eliminatória ficou marcada pela ausência de golos e só foi decidida através da marca das grandes penalidades. Na fase de grupos, a formação de Diego Simeone conseguiu garantir o primeiro lugar do Grupo C, à frente do Benfica com quem disputou os lugares de acesso aos oitavos de final. Frente ao "encarnados", o Atlético começou por perder por 2-1 no Vicente Caldéron, vencendo na Luz pelo mesmo resultado, com golos de Saúl e Vietto, resultado que acabou por garantir a liderança e o acesso à próxima fase da competição.

Griezmann é uma das referências do Atlético de Madrid. No total, conta com quatro golos e uma assistência em oito jogos nesta edição da Liga dos Campeões. A equipa chega também a esta fase da competição sem jogadores castigados e apenas com dois jogadores lesionados.

Nos oitavos-de-final, o Atlético de Madrid defrontou o PSV. Depois de um duplo 0-0, à semelhança do que aconteceu no acesso à competição o emblema madrileno teve que arregaçar as mangas e levar a melhor através da lotaria das grandes penalidades.

O Barcelona, campeão em título da "Champions", está muito bem lançado para renovar o seu título. Nas oito partidas realizadas, a formação culé não averbou qualquer derrota, averbando seis vitórias e dois empates. 20 golos marcados e cinco sofridos. Nos oitavos de final, a equipa blaugrana eliminou de forma clara o Arsenal. Na primeira mão, venceu no Emirates por 2-0. Já em Camp Nou confirmou a superioridade com um triunfo por 3-1. Em casa os números dos catalães são ainda mais impressionantes. O Barça leva 10 triunfos para a prova milionária.

Na fase de grupos, os culé despacharam em casa a Roma e o Leverkusen e BATE Borisov por 6-1 e 2-1 e 2-0, respetivamente. Fora de portas, somou dois empates frente a romanos e farmacêuticos, ambos por um golo e venceu fora o BATE Borisov por 2-0.

O facto das duas equipas se conhecerem muito bem, por competirem no mesmo campeonato e país, é garantia de um bom espetáculo nesta eliminatória. Naturalmente o favoritismo recai para os homens de Luis Enrique.