O Bayern Munique é o ‘todo poderoso’ adversário do Benfica nos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, num ‘duelo’ que se repete pela quarta vez e foi sempre claramente favorável aos bávaros.

A formação germânica é ‘super’ favorita - como seria face a qualquer adversário nos ‘quartos’ com exceção do FC Barcelona -, pelo passado face ao conjunto da Luz e a todos os outros clubes lusos, mas, sobretudo, pelo presente.

Nas últimas quatro temporadas, o Bayern chegou sempre às ‘meias’, conseguindo o título em 2012/13, um ano depois de ter sido finalista vencido, e ‘tombado’ nessa fase em 2013/14 (Real Madrid) e 2014/15 (FC Barcelona).

Robben, Lewandowski, Thomas Müller, Neuer, Ribéry, Douglas Costa, Vidal, Alaba, Lahm ou Thiago Alcântara são algumas das ‘estrelas’ que Pep Guardiola tem ao seu dispor, numa época em que parece destinado a conseguir o ‘tetra’ na ‘Bundesliga’.

O presente do Bayern, que cumpre a última época da ‘era’ Guardiola, que vai rumar ao Manchester City e será substituído pelo italiano Carlo Ancelotti, ‘assusta’, tal como o passado, bastando lembrar que, a duas mãos, o conjunto da Baviera ultrapassou as nove eliminatórias frente a conjuntos lusos.

Os outros dois ‘grandes’ foram vítimas recentes, com o Sporting a levar um total de 12-1 (5-0 em casa e 7-1 em Munique) nos ‘oitavos’ da ‘Champions’ de 2008/09, para, na época passada, o FC Porto perder por 7-4, nos ‘quartos’: ainda venceu em casa por 3-1, mas caiu no Allianz Arena por 6-1.

A única vez que um conjunto português levou a melhor sobre os bávaros aconteceu na final da Taça dos Campeões de 1986/87, no Prater, em Viena, com o FC Porto a vencer por 2-1, depois de ter estado a perder, com tentos de Madjer e Juary.

O Benfica encontrou três vezes o Bayern Munique e nunca se livrou de derrotas pesadas, nomeadamente nos ‘quartos’ da Taça dos Campeões de 1975/76, uma vez que, após um ‘nulo’ na Luz, foi goleado por 5-1 na Alemanha. Marcou Nené.

Seis anos depois, na segunda eliminatória da prova ‘rainha’, o ‘filme’ foi idêntico, com um empate a zero em Lisboa, seguido por um 4-1 em Munique, de novo com Nené a apontar o tento de honra dos ‘encarnados’.

O último embate foi ainda mais penoso para o Benfica, que até marcou dois golos – Dimas, em Munique, e Valdo, na Luz –, mas perdeu claramente os dois embates, por 4-1 e 3-1, na terceira ronda da Taça UEFA 1995/96. O avançado alemão Jürgen Klinsmann marcou seis dos sete tentos dos bávaros.

Curiosamente, sempre que encontrou o Benfica, o Bayern Munique atingiu a final das respetivas provas, vencendo a Taça dos Campeões em 1975/76 e a Taça UEFA em 1995/96. Em 1981/82, perdeu o título europeu para o Aston Villa (0-1).

O encontro da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões entre Benfica e Bayern Munique realiza-se a 05 de abril, na Allianz Arena, e o da segunda a 13 de abril, no Estádio da Luz, ambos às 19:45 de Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.