O Benfica disse adeus à Liga dos Campeões ao empatar na Luz a duas bolas com o Bayern Munique, em jogo da segunda-mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Jiménez ainda deu esperanças ao Benfica, mas Vidal e Muller roubaram o sonho "encarnado". Talisca deu alguma justiça ao marcador. Os "encarnados" saem de 'cabeça erguida' e com a sensação de dever cumprido, depois de terem feito tremer o colosso alemão.

Voltou o Benfica das grandes noites europeias. Voltou e com ele trouxe a crença de uma possível presença numa meia-final da Liga dos Campeões mas nem as quase 65 mil gargantas conseguiram empurrar a equipa de Rui Vitória para uma histórica meia-final da liga milionária. O Bayern Munique corrigiu erros do primeiro jogo e fez valer o seu poderio, arrancando um empate a duas bolas na Luz para seguir em frente, depois da vitória por 1-0 na primeira mão. Do lado do Benfica, fica a promessa de tentar repetir o feito na próxima época e, quem sabe, com outro desfecho.

Sem Jonas, sem Gaitán e também sem Mitroglou. Os três principais homens do ataque "encarnado" estavam fora de "combate" mas nem isso demoveu os benfiquistas, que atacaram como puderam o sonho de entrar nos quatro melhores da Europa. Rui Vitória apostou no moralizado Jiménez e ganhou, lançou Salvio a titular mas perdeu essa aposta. E deu a titularidade a Carcela, no lugar de Gaitán. Guardiola, que já tinha expressado imenso respeito pelo Benfica, deixou Lewandowski no banco e reforçou o meio-campo com Thiago Alcântara, a fazer um tridente com Xabi Alonso e Vidal. A ideia era ter mais bola, não dar espaço para o contra-ataque do Benfica.

O domínio alemão ficou patente aos 19 e 22 minutos, em dois lances de muito perigo protagonizados por Muller e Vidal, respetivamente, mas sem pontaria. A formação alemã jogava em campo largo, com Douglas Costa e Ribéry muito encostados nas linhas e com o tridente do meio-campo a trabalhar, com variações rápidas de flanco para desposicionar a defensiva "encarnada". Para fazer frente a este sistema, Rui Vitória montou uma equipa que jogava com a defesa subida, muito próxima dos médios, o que retirava espaço ao Bayern para atacar. O perigo surgia quando os bávaros conseguiam mudar a bola de flanco com rapidez, colocando os extremos em um contra um frente aos laterais do Benfica.

Com dificuldades em contra-atacar, face ao pressing alemão, o Benfica raramente conseguiu sair. E quando o fez, com poucos toques e processos simples, marcou. Um centro largo de Eliseu apanhou Jiménez em correria na área. Ganhou aos centrais e a Neuer e fez a Luz tremer de esperança, aos 27 minutos. A eliminatória estava empatada e as "meias" à distância de um golo que voltou a cair na decisão de Jiménez aos 31 minutos mas o remate do mexicano parou nas mãos de Neuer. Crescia a esperança nas hostes benfiquistas, as bancadas fervilhavam e os jogadores acreditavam que era possível, até porque o Bayern estava muito nervoso e tinha dificuldades em chegar à baliza de Éderson.

Aos poucos a equipa bávara assentou ideias, arrumou-se em campo e partiu para cima do Benfica, resolvendo a eliminatória em pouco tempo. Vidal aproveitou uma bola afastada por Éderson para encher o pé esquerdo de fora da área e fazer um golaço aos 38. Aos 52, após canto estudado, Javi Martinez deixou o felino Thomas Muller na cara do golo. O avançado não perdoou e deu a "machadada final" na eliminatória. Muller, que já tinha marcado à seleção de Portugal, ao FC Porto e ao Sporting, marcava agora ao Benfica, mostrando que não é nada amigo de tudo o que seja português.

Talisca deu alguma justiça ao resultado, fazendo o 2-2 de livre direto, ele que tinha saltado do banco, tal como Gonçalo Guedes, o homem que ganhou a falta. Falta essa que devia ter sancionado de outra forma, já que Javi Martinez (viu amarelo) travou o extremo quando este ia isolado. O mesmo Talisca ainda assustou Neuer, tal como Jovic, mas o resultado acabou por espelhar o que se passou em campo. O Bayern também poderia ter vencido na Luz mas o poste negou o golo a Douglas Costa e Éderson evitou o tento de Lewandowski, com este já isolado.

O Benfica sai da Champions de cabeça erguida e mostrou que é possível uma equipa portuguesa jogar olhos nos olhos com um colosso alemão como é o Bayern. Mesmo desfalcado das três principais unidades atacantes e ainda do seu capitão, a turma de Rui Vitória fez a Luz relembrar as grandes noites europeias do Benfica. Os adeptos agradeceram com uma enorme ovação nos minutos finais do jogo.

Esta foi a quarta vez que o Benfica foi afastado nos quartos de final da Liga dos Campeões (94/95, 2005/06, 2011/12 e 2015/16). A equipa "encarnada" continua sem vencer o Bayern, com quem soma três empates e cinco derrotas em casa. Em dez eliminatórias frente a equipas portuguesas, o Bayern passou sempre. De referir que os chamados "três grandes" de Portugal acabam todos eliminados da UEFA por equipas alemães: Dortmund afastou FC Porto e Bayer Leverkusen eliminou Sporting, estes dois na Liga Europa.

Este foi o jogo 388 do Benfica nas competições europeias, igualando assim a Juventus no 4.º lugar das equipas com mais jogos na UEFA.

Reações:

Rui Vitória: "Não enganámos nem defraudámos ninguém nesta eliminatória"

Raúl Jiménez: "Podíamos ter ganho"

Jardel: "Conseguimos bater-nos de igual para igual"

Guardiola: "Benfica já é uma super equipa, com Gaitán, Jonas e Mitroglou é mais forte”

Guardiola: "Sei que o Cristiano preferia o Benfica. Lamento"

Thiago Alcántara: "Parabéns ao Benfica pelo grande nível que demonstrou"