O Fenerbahçe, treinado pelo português Vítor Pereira, vai defrontar o Mónaco, de Leonardo Jardim, na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões de futebol, enquanto o Shakhtar Donetsk, de Paulo Fonseca, os suíços do Young Boys.

O sorteio da terceira ronda de acesso ao ‘play-off’ da ‘Champions’ ditou o embate entre as duas equipas orientadas por treinadores portugueses, a 26 ou 27 de julho e 02 ou 03 de agosto.

Os vice-campeões de Turquia, França, que conta ainda com os lusos João Moutinho, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Rony Lopes e Rúben Vinagre, e Ucrânia integraram no sorteio a ‘rota da liga’ [clube não campeões].

Os outros três embates previstos neste grupo de clubes colocam frente a frente os holandeses do Ajax aos gregos do PAOK, os checos do Sparta de Praga aos romenos do Steaua de Bucareste e os russos do Rostov aos belgas do Anderlecht.

Na ‘rota dos campeões’, cuja definição ainda depende do desfecho da segunda pré-eliminatória, destaque para os gregos do Olympiacos, que se sagraram campeões sob o comando de Marco Silva, que vão enfrentar os israelitas do Hapoel Beer-Sheva ou os moldavos do Sheriff.

Os eslovenos do Olimpija Ljubljana, do médio Ricardo Alves, que perderam na primeira mão na receção aos eslovacos do Trencín, podem defrontar os bósnios do Zrinjski ou os polacos do Légia Varsóvia, enquanto o APOEL, de Mário Sérgio, Nuno Morais e Carlitos, que empataram 0-0 frente aos galeses do The New Saints, podem encontrar-se com os noruegueses do Roseborg ou os suecos do IFK Norrköping.

Os croatas do Dínamo Zagreb, de Eduardo, Gonçalo Santos, e Paulo Machado, que venceram na primeira mão os macedónios do Vardar (2-1), podem encontrar os georgianos do Dinamo Tbilisi ou os arménios do Alashkert.

O Lincoln Red Imps, de Gibraltar, que conta com Bernardo Lopes e António Livramento, e que venceu os escoceses do Celtic por 1-0 na primeira mão, poderá ter pela frente os cazaques do Astana ou os lituanos do Zalgiris Vilnius, de Jorge Chula.

Os luxemburgueses do F91 Dudelange, de Stélvio, que perderam por 2-0 com os azeris do Qarabag (2-0), caso avancem vão deparar-se com os checos do Viktoria Plzen, enquanto os norte-irlandeses do Crusaders, de Márcio Soares, derrotado pelo Copenhaga (3-0), podem ‘cruzar’ com os romenos do Astra Giurgiu, de Geraldo, Filipe Teixeira e Ricardo Alves.

Os búlgaros do Ludogorets, de Vitinha, vencedores frente aos montenegrinos Mladost Podgorica (2-0), podem vir a medir forças com os sérvios do Estrela Vermelha, de Hugo Vieira, que venceu em Malta o La Valletta por 2-0.