O FC Porto vai jogar o play-off de acesso à Liga dos Campeões contra a Roma orientada por Luciano Spalletti e quer quebrar a ‘maldição’ que está inerente ao treinador italiano. Nos quatro embates que os ‘dragões’ tiveram contra o técnico, a equipa portuguesa nunca conseguiu vencer as formações do italiano. O melhor que o FC Porto conseguiu fazer foi um empate 1-1 na Rússia contra o Zenit de Spalletti na fase de grupos da Liga dos Campeões.

O Zenit foi o único elo de ligação entre os azuis e brancos e Luciano Spalletti. Durante a passagem do italiano pelo campeonato russo encontrou por quatro vezes a equipa agora orientada por Nuno Espírito Santo e venceu dois jogos e empatou outros dois.

O primeiro embate entre Spalletti e o FC Porto foi na fase de grupos de 2011/12 no Grupo G. Na Rússia, a formação ‘lusa’ foi derrotada por 3-1 pela equipa do técnico italiano. Na segunda volta, os ‘dragões’ não foram além de um empate sem golos em casa.

Dois anos depois o FC Porto voltou a encontrar o Zenit no Grupo G da Champions League e repetiu os resultados. A equipa portuguesa perdeu por 0-1 no Estádio do Dragão e empatou 1-1 na Rússia.

Na próxima quarta-feira, FC Porto e Roma vão disputar o quinto embate entre Luciano Spalletti e a equipa agora orientada por Nuno Espírito Santo. Em causa está a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões. O pontapé de saída da primeira mão está marcado para as 19.45 no Estádio do Dragão.