Liga dos Campeões

25-08-2016 19:44

FC Porto com caminho aberto para os 'oitavos' da 'Champions'

A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de setembro e termina a 07 de dezembro.
Roma - FC Porto
Foto: ANGELO CARCONI / EPA

FC Porto no play-off de acesso à Champions

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol deixou hoje FC Porto com caminho aberto para os oitavos de final, num Grupo G com Leicester, Club Brugge e Copenhaga, adversários com pouca tradição na prova.

O Leicester, o surpreendente campeão inglês, vai mesmo disputar pela primeira vez a mais importante competição europeia, enquanto Brugge e Copenhaga estão ‘habituados’ a cair na fase de grupos, embora os dinamarqueses já tenham por uma vez alcançado os ‘oitavos’.

Depois de ter alcançado o ‘impossível’ na última época, o Leicester aparece como uma das grandes incógnitas da temporada, ficando a dúvida se conseguirá manter o nível de 2015/16.

Para já, o técnico Claudio Ranieri apenas perdeu o médio N’Golo Kanté, que se mudou para o Chelsea, e manteve os avançados Jamie Vardy e Riyad Mahrez, embora o argelino ainda possa sair antes do fecho do mercado de transferências.

Passados 44 anos, FC Porto e Brugge voltam a encontrar-se nas competições europeias, sendo que na altura, na Taça UEFA, os ‘dragões’ superaram os belgas com um triunfo em casa por 3-0 e uma derrota fora por 3-2.

Treinado por Michel Preud’homme, antigo guarda-redes do Benfica, o clube belga iniciou a defesa do título de forma algo irregular, com duas vitórias e duas derrotas. A grande figura da equipa é o avançado maliano Diaby, melhor marcador em 2015/16, e o extremo colombiano José Izquierdo.

De todos os adversários do FC Porto, o Copenhaga é o que aparece com maior experiência, já que é presença habitual nesta fase, embora só por uma vez tenha chegado aos ‘oitavos’, em 2010/11.

Os dinamarqueses, que ultrapassaram os cipriotas ao APOEL Nicósia no ‘play-off’, dominaram o futebol local na última época, com a conquista de campeonato e taça, sob o comando de Stale Solbakken. O avançado paraguaio Federico Santander é a grande figura da equipa e marcou mesmo golo que permitiu garantir o acesso à fase de grupos.

A fase de grupos da Liga dos Campeões, com a participação de Benfica, Sporting e FC Porto, arranca a 13 de setembro e termina a 07 de dezembro.

Conteúdo publicado por Sportinforma