Futebol internacional

08-09-2016 11:56

Ligas europeias insurgem-se contra reformas da UEFA

As propostas de reforma da Liga dos Campeões foram contestadas pela Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional.
Champions League
Foto: Laurent Gillieron/EPA

Ligas europeias insurgem-se contra reformas da UEFA que beneficiam países poderosos

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) considerou hoje “inaceitável” o processo que levou à reforma da Liga dos Campeões e ameaçou programar jogos para a mesma altura das competições da UEFA.

“Grandes mudanças foram anunciadas sem o apoio e consenso dos organizadores das ligas nacionais da Europa. Esta decisão terá um impacto negativo nos campeonatos nacionais e vai criar crescente fosso desportivo e financeiro entre os maiores clubes da Europa e os restantes”, justifica o organismo.

Em causa, a decisão tomada no fim de agosto, que entre 2018 e 2021 a Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália vão ter quatro lugares garantidos na Liga dos Campeões, a mais prestigiada e bem remunerada competição de clubes na Europa.

Face ao exposto, a EPFL espera que o futuro presidente da UEFA, que será eleito quarta-feira em Atenas, possa “reconsiderar a reforma”.

O presidente da federação da Eslovénia, Aleksander Ceferin, um dos dois candidatos a votos, já manifestou resignação quanto às alterações.

“Se for eleito, não posso mudar isso. Para os clubes mais pequenos, como os da Eslovénia, não é uma coisa boa”, admitiu, enquanto o outro candidato, o seu homólogo holandês Michael van Praag, ainda não se manifestou sobre a mesma.

O presidente da Liga francesa também já realçou a sua “tristeza” pela decisão, considerando-a “precipitada”, além de ter apanhado “todo o mundo de surpresa”.

“É um verdadeiro escândalo sob a forma e substância. Uma catástrofe”, completou.

O futuro presidente da UEFA será eleito por cada uma das 55 federações, num Congresso Extraordinário marcado para 14 de setembro, em Atenas.

Conteúdo publicado por Sportinforma