FC Porto

13-09-2016 09:47

Casillas preparado para a 18ª Champions

Guarda-redes do FC Porto é o jogador com mais presenças na competição.
AS Roma vs FC Porto
Foto: Lusa

Iker Casillas, guarda-redes do FC Porto

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Iker Casillas está preparado para voltar a ouvir o hino da Liga dos Campeões. Na sua segunda época de dragão ao peito, o guardião espanhol vai ouvir pela 18ª vez a música de entrada da competição milionária da Europa. O jogador do FC Porto é o atleta com mais presenças na competição e traz experiência europeia ao plantel de Nuno Espírito Santo.

Na equipa dos azuis e brancos, Casillas é o único jogador que sabe o que é levantar o troféu da Liga dos Campeões. Durante os anos que esteve no Real Madrid, o guarda-redes venceu a competição por três vezes. A primeira em 1999, ocorreu quando Casillas tinha apenas 19 anos no seu ano de estreia na baliza ‘merengue’.

Na equipa técnica, Nuno Espírito Santo também levantou o troféu, mas enquanto jogador quando venceu a edição de 2004 com o FC Porto de José Mourinho. Na altura, era suplente de Vítor Baia.

Para além do número recorde de presenças, o internacional espanhol tem também o recorde de jogos jogados na Liga dos Campeões. Casillas segue no primeiro lugar com 160 jogos ‘perseguido’ por Xavi com 157. No entanto, o antigo médio do Barcelona está fora da Europa e não participa na prova. Para já o único jogador com hipóteses de igualar o espanhol é Cristiano Ronaldo. O extremo português leva agora 131 jogos e é o único que pode colocar em causa o recorde.

Contestado na primeira época por exibições menos conseguidas, Casillas foi um dos ‘alvos’ dos adeptos portistas. Nesta temporada, o guarda-redes aparenta ter conquistado algum espaço de manobra entre a massa associativa.

O FC Porto começa amanha a sua campanha europeia e Casillas deverá ser o escolhido para defender as redes dos dragões. O guarda-redes espanhol é um dos totalistas de Nuno Espírito Santo e deverá manter a titularidade na Liga Milionária. O primeiro oponente é o Copenhaga da Dinamarca que lança a primeira jornada do grupo G.

Conteúdo publicado por Sportinforma