Liga dos Campeões

13-09-2016 10:31

FC Porto vai juntar-se à elite europeia

Jogo com o Copenhaga dita a entrada no ‘clube dos 200’ jogos onde já está o Benfica.
Jogadores do FC Porto celebram a vitória diante do Guimarães
Foto: JOSE COELHO/LUSA

Jogadores do FC Porto celebram a vitória diante do Guimarães

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O FC Porto está pronto para entrar para um dos grupos mais exclusivos das equipas europeias. O jogo contra o Copenhaga vai ser o número 200 e garante a entrada na ‘elite’ do futebol europeu. O ‘clube dos 200’ só tem, até agora sete equipa que ultrapassaram essa marca. O Benfica é a única equipa portuguesa com 212 jogos num ranking liderado pelas 395 partidas do Real Madrid. A equipa espanhola é a formação com mais jogos na competição e é líder no pódio fechado pelo Bayern de Munique (305) e Barcelona (262). Os restantes membros são o Manchester United, Juventus e Milan.

A ‘entrada’ do FC Porto no ‘clube dos 200’ começou na década de 80, numa altura em que os azuis e brancos não tinham mais de dez jogos disputados nas competições europeis.. Sob a gerência de Pinto da Costa, o clube da cidade Invicta aproveitou as alterações nas provas europeias para começar a acrescentar número ao registo. As presenças em anos consecutivos na Liga dos Campeões também ajudaram a criar o estatuto de europeu no Mundo do futebol.
Dos 199 jogos já realizados, Vítor Baia é o jogador que mais vezes esteve presente. O antigo guarda-redes dos azuis e brancos participou em 61 partidas europeias e é o ‘dragão’ mais utilizado. Jorge Costa (54) e Hélton (51) entram no top três.

No jogo 200 deverão haver três estreias na milionário pelo FC Porto. André Silva, Otávio e Alex Telles vai participar pela primeira vez na fase final da competição com a camisola dos dragões. Apesar de ter estado no play-off de acesso à fase de grupos, os jogos contra a Roma não entram para a contagem dos jogadores.

A campanha europeia do FC Porto começa na próxima quarta-feira frente ao Copenhaga. Os dragões estão inseridos no grupo G com Dínamo de Kiev e Leicester City. O jogo no Estádio do Dragão está marcado para as 19.45 horas.

Conteúdo publicado por Sportinforma