Real Madrid - Sporting

14-09-2016 10:45

É hora do “leão” rugir entre a elite europeia

Sporting vai lutar contra a história esta quarta-feira no estádio Santiago Bernabéu. O SAPO Desporto mostra-lhe tudo, antes, durante e depois do jogo.
Jorge Jesus e Coates
Foto: AFP or licensors

Jorge Jesus e Coates na antevisão do embate frente ao Real Madrid

Por André Delgado e Evandro Delgado, em Madrid sapodesporto@sapo.pt

O Real Madrid inicia a edição de 2016/2017 da Liga dos Campeões com um só objetivo: tentar vencer a Champions pela 11ª vez e revalidar o título conquistado na temporada passada. Aliás, o clube merengue é mesmo rei da 'orelhuda', sendo o clube europeu que conta com mais troféus de campeão europeu na sua vitrina.

O Sporting, depois do segundo lugar obtido na temporada passada na Liga, procura rugir entre a elite do futebol europeu, sendo que a meta passa por atingir os oitavos de final da Champions. A tarefa não se afigura fácil, com Real Madrid e Dortmund a serem os principais obstáculos. No novo formato da prova, os leões só por uma vez atingiram essa mesma fase, e acabaram despachados pelo Bayern na época de 2008/2009, com Paulo Bento ao lema (Perderam 0-5 em casa e 7-1 na Alemanha).

O último confronto dos dois emblemas das capitais ibéricas teve lugar no dia 25/10/2000. Na altura, o clube de Alvalade, tal como sucede esta temporada, encontrou o emblema blanco na fase de grupos. No primeiro jogo, os leões treinados por Augusto Inácio, empataram a duas bolas no seu reduto. Sá Pinto e André Cruz ainda colocaram os lisboetas a ganhar, mas permitiram o empate no segundo tempo, por intermédio de Roberto Carlos e Rui Jorge, que marcou na própria baliza.No último confronto, a história foi bem diferente: vitória sem espinhas dos espanhóis que venceram folgadamente por 4-0 : Guti, Morientes (2) e Savio foram os autores dos tentos.

Em 1994/95, os dois emblemas também se encontraram na Taça UEFA, mas o Sporting voltou a não conseguir ultrapassar os espanhóis. Depois de ter perdido por 1-0 no Bernabéu, o Sporting em casa venceu pela margem mínima por 2-1 (Golos de Sá Pinto e Oceano), mas esse resultado foi insuficiente para permitir a continuidade em prova dos portugueses, dado o critério do golos sofridos em casa.O clube de Alvalade procura assim dois feitos: vencer ou pontuar no Bernabéu, algo que nunca aconteceu, o que seria histórico para o emblema verde-e-branco frente ao campeão em título.

Os "leões" procuram ainda uma vitória inédita em Espanha. Apesar de difícil, a tarefa não é de todo impossível. Os "leões" surgem com ambições reforçadas para a nova época, depois das vendas milionárias de Slimani e João Mário e depois da aposta forte em contratações, com a aquisição de jogadores como Bas Dost, Alan Ruiz, André, Joel Campbell ou Markovic.

As duas figuras do clube, Bruno de Carvalho e Jorge Jesus procuram juntos chegar à glória, depois do vicecampeonato logrado na época passada. O Sporting iniciou com grande fulgor a Liga 2016/2017, somando quatro triunfos em outros tantos jogos. O Real Madrid também arrancou a nova época, com o pé direito e a ambição de sempre: vencer todas as provas em que está envolvido e os resultados parecem-lhe dar razão. Depois do triunfo na Supertaça Europeia, os merengues somaram por vitórias os três primeiros jogos da La Liga.Motivação em alta para os dois emblemas que vão medir forças esta quarta-feira no Estádio Santiago Bernabéu, em partida do F.Os merengues iniciam a defesa do título frente ao "leões".

Em relação ao Real Madrid, espera-se que Zidane coloque a 'carne toda no assador', sobretudo depois dos regressos de Cristiano Ronaldo no último fim-de-semana, numa vitória clara sobre o Osasuna (CR7 marcou um dos golos) numa partida que será especial para o jogador português, já que defronta o clube que lhe deu berço e o catapultou para a ribalta.Equipas:O tridente BBC (Bale, Benzema e Cristiano) terá a mira apontada à baliza de Rui Patrício, mas não é só com estes jogadores, que o Sporting se terá que preocupar. Kroos e Modric são dínamos no meio campo e os principais municiadores do trio temível.

Pepe vai ser o titular na centro da defesa, com os "leões" a terem que ter atenção ao central goleador Sergio Ramos, sobretudo nos lances de bola parada. Em relação à partida, na antevisão, Zidane reconheceu o favoritismo da sua equipa, mas referiu que o conjunto “blanco” terá que trabalhar para ganhar o jogo.

O técnico francês acredita que o Sporting não se vai remeter apenas à sua defesa e ficar na expetativa.Já Jorge Jesus poderá lidar com um dilema tático: Se a equipa mantiver o mesmo ADN e jogar com um avançado menos móvel como Bas Dost poderá perder a batalha na zona central do terreno. Para evitar as transições do Real Madrid, uma das respostas poderá passar pela aposta em avançados mais móveis, como André ou Alan Ruiz, reforçando o meio campo, com Bruno César e ajustando Bryan Ruiz a posição mais central no miolo.

Uma coisa é certa: Gelson e Rúben Semedo serão titulares. Foi Jorge Jesus quem o confirmou na conferência de Imprensa de antevisão da partida, depois de questionado pelo SAPO Desporto. O técnico do Sporting respeita o campeão europeu, mas diz que a equipa vai jogar sem medo.As duas equipas defrontam-se esta quarta-feira no Santiago Bernabéu. O encontro tem início às 19h45 (hora portuguesa).

Conteúdo publicado por Sportinforma