Este Sporting-Legia Varsóvia tem tudo para dar em vitória dos sportinguistas. A situação atual do campeão polaco e a capacidade do Sporting são dados mais que suficientes para crer que os três pontos irão ficar em Alvalade... a não ser que o futebol pregue uma partida aos de Jorge Jesus. Não se trata de subestimar o Legia mas projetar o jogo tendo em conta os últimos resultados do atual campeão polaco. O Legia atravessa um mau momento que parece não ter fim à vista.

O clube voltou à fase de grupos da Liga dos Campeões, 21 anos depois, mas o regresso acabou por ser um ´filme de terror`. A jogar em casa, o Legia foi copiosamente batido pelo Borussia Dortmund por 6-0, naquela que é o seu pior resultado de sempre em competições da UEFA. Depois de se tornar campeão polaco, o clube tinha tudo para voltar a fazer uma boa época em 2016/2017 e almejar atingir a fase de grupos da Liga milionária. O segundo objetivo foi atingido mas o resto, para já, está a ser muito diferente do que idealizaram os responsáveis do clube. A mudança de treinador no final da época passada e a saída de alguns jogadores influentes e a permanência de outros de quem se diziam que iam sair também não ajudaram.

Desnorte do Legia começou na Supertaça

Tudo começou no primeiro jogo oficial da época. O Legia perdeu a Supertaça da Polónia para o rival Lech Poznan, ao ser goleado por 4-1. Mas depois conseguiu redimir-se e apurar-se para a fase de grupos da Liga dos Campeões, 21 anos depois da última presença. O albanês Besnik Hasi, que foi o escolhido para guiar a equipa esta temporada, conseguiu três vitórias e três empates nas anteriores três rondas de qualificação: fora de casa empatou com o HŠK Zrinjski (1-1), e venceu o FK AS Trencín (1-0) e o Dundalk FC (2-0) em casa empatou com o Dundalk (1-1) e com o FK AS Trencín (0-0) e venceu o HSK Zrinjski Mostar (2-0).

Na Liga polaca regista quatro derrotas, quatro empates e apenas duas vitórias e já foi eliminado da Taça por uma equipa da segunda divisão. Está em 14.º posto (em 16 equipas). Resultados que fizeram a direção despedir Besnik Hasi e nomear, no último sábado, Jacek Magiera para treinador. Magiera, antigo médio do clube, orientava a equipa B do Legia.

Ricardo Nunes: "É difícil explicar o que está a acontecer"

Ninguém percebe como a equipa mudou tanto em tão pouco tempo. Ricardo Nunes, antigo defesa do Estoril e que joga no Pogon Szczecin da Polónia, tentou explicar ao site zerozero um pouco o que se passa nos atuais campeões polacos.

"É difícil explicar o que está a acontecer. Perderam alguns jogadores importantes, houve muita especulação durante o mercado. Ou seja, houve jogadores que saíram e outros a quem foram apontados muitos destinos, mas que acabaram por ficar. Penso que isso possa ter influenciado um pouco o rendimento. Também mudaram de treinador no início de temporada e o resto está à vista de todos. Tem havido muita rotação na equipa e isso não ajuda a criar rotinas. Neste momento é difícil dizer em que sistema joga. Esta época já os vi de muitas maneiras. Os resultados não aparecem e acabam por experimentar tudo... Penso que ainda não se encontraram. Tanto podem jogar com dois avançados ou no tradicional 4x3x3", contou Ricardo Nunes, jogador formado no Estoril e no Benfica e que joga há três anos no campeonato polaco.

Guilherme e Nikolic podem fazer estragos

Apesar das debilidades, Ricardo Nunes adverte que é preciso o Sporting estar atento aos lances de bola para do Legia e ao perigo que constituem os avançados Nemanja Nikolic e Guilherme.

"O Nikolic não precisa de muito para fazer golos. É um ponta de lança móvel, movimenta-se muito bem e tem faro de goleador. Depois têm o Guilherme. Ouso dizer que é o jogador mais evoluído do ponto de vista técnico do Legia. Joga descaído na ala, esquerdino, mas costuma surgir muitas vezes no meio em movimentos de rutura", explica.

Aliás, Nikolic sabe o que é marcar a Rui Patrício. O avançado sérvio marcou pelo Videoton FC numa vitória por 3-0 dos húngaros sobre o Sporting na fase de grupos da Liga Europa em 2012/13. Nikolic alinhou também depois na derrota por 2-1 sofrida pelo Videoton no jogo da segunda-mão, no Estádio José Alvalade. Também Guilherme sabe o que é ganhar em Alvalade. Este extremo brasileiro, que em Portugal representou o Gil Vicente e o SC Braga, perdeu por 6-1 no terreno do Sporting em jogo da Liga portuguesa em 2011/2012, quando representava os gilistas por empréstimo dos minhotos. Mas desforrou-se depois com uma vitória por 1-0, no Estádio José Alvalade, em jogo da Taça de Portugal.

O Sporting-Legia está marcado para as 19h45 desta terça-feira em Alvalade e terá arbitragem do inglês Michael Oliver.