Foi um 'leão' q.b. aquele que derrotou o Legia Varsóvia e conquistou a primeira vitória nesta edição da Liga dos Campeões. Os 40094 espectadores que estiveram em Alvalade viram Bryan Ruiz e Bas Dost consumarem a superioridade leonina e relançarem o Sporting na luta pelos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os próximos confrontos frente ao Borussia Dortmund vão ditar o destino do 'leão' na elite do futebol europeu. O Real Madrid comanda a poule, com os mesmos quatro pontos do Borussia Dortmund. O Sporting tem menos um ponto do que este duo.

O jogo

Antes do jogo, nenhum adepto do Sporting acreditava em outro resultado que não fosse a vitória. A questão que se punha era se a fome do 'leão' seria suficiente para 'trucidar' o já abatido e 'doente' Legia, como fez o Dortmund (6-0), ou se uma vantagem sólida construída cedo iria levar o jogo para um patamar de gestão. Aconteceu a última hipótese.

Sem Jesus no banco (a cumprir castigo da UEFA), coube ao adjunto Raul José comandar as 'tropas' frente ao campeão da Polónia mas atual 14º colocado da liga polaca (em 16 equipas). O Legia trocou de treinador no passado fim-de-semana e o novo técnico só fez dois treinos com a equipa. No Sporting, Bruno César era a novidade no onze, no lugar de Alan Ruiz.

As fragilidades dos polacos foram sendo colocadas a nu com o passar do tempo, até aparecerem os golos, de forma natural. Bryan Ruiz aproveitou uma desatenção defensiva contrária e fez o 1-0, Bas Dost marcou pelo quinto jogo seguido e colocou um ponto final nas aspirações polacas, a centro de Adrien Silva. Tudo feito na primeira parte, tudo resolvido antes do intervalo. No segundo tempo foi só gerir o jogo e os jogadores até porque sábado há um jogo importante frente ao Vitória de Guimarães. Ainda deu para dar minutos a Campbell, Markovic e Petrovic. Tal como em 2011/12, o Legia voltou a não mostrar argumentos e saiu derrotado de Alvalade.

Momento-chave

Depois de um certo equilíbrio que durou dez minutos, o Sporting tomou as 'rédeas' do encontro para nunca mais as largar. Bruno César e Adrien ameaçaram, Gelson falhou um golo cantado até Bryan Ruiz dar o último golpe nas aspirações polacas, aos 28 minutos. O Legia percebeu que muito dificilmente sairia de Alvalade com pontos, o Sporting também soube que o jogo estava na mão. Agora era só gerir até ao apito final.

Os melhores

Bas Dost voltou a mostrar faro para golo. O holandês fez o seu 5º golo seguido com a camisola do Sporting e promete ainda mais, quando já estiver mais entrosado com a equipa. Rúben Semedo fez um grande jogo, continua a crescer e é quase imbatível no um-para-um. Bryan Ruiz continua a espalhar classe e até deu para marcar. Destaque para o ambiente fantástico em Alvalade. Malarz, guarda-redes do Legia, foi um dos melhores em campo e evitou uma goleada.

Os piores

O ataque do Légia na primeira parte foi quase uma nulidade. No segundo tempo cresceu mas é muito pouco para uma equipa de Champions. No Sporting, Jefferson revelou algumas fragilidades a defender, principalmente na hora de fechar por dentro. Razão pela qual Bruno César tem jogado a lateral esquerdo. Os homens que entraram (Campbell, Markovic e Petrovic) não trouxeram nada de novo ao jogo do Sporting. Os dois primeiros tentaram resolver quase sempre em jogadas individuais

Reações

Jorge Jesus "feliz" pelo golo de Slimani ao FC Porto

Jesus: "Jogos com o Borussia vão ser determinantes"

Bas Dost: "Quero mostrar o que sei fazer"

Rúben Semedo: "O míster Jorge Jesus tem grande qualidade"

Bruno César: "Vamos lutar até ao fim"

Treinador do Légia satisfeito com "bom futebol"

Curiosidades

Foi a 4.ª vitória do Sporting no 1.º jogo em casa na Liga dos Campeões (19997-Mónaco, 200-Inter, 2008-Basel e 2016-Legia).

O Sporting está com uma média de dois golos por jogo (8 jogos /16 golos). É a melhor média dos ´leões´ nas últimas três épocas.

As três últimas vitórias do Sporting em casa para a Liga dos Campeões foram sempre pela margem de dois golos de diferença (Schalke04, Maribor e Legia).

Os últimos 14 golos do Sporting em Alvalade nas provas europeias foram marcados por jogadores estrangeiros.