Portugal está a realizar a sua pior prestação dos últimos cinco anos nas competições europeias e ameaça sofrer uma enorme queda no ranking da UEFA no final da época.

Em oito jogos, somando as duas jornadas dos quatro clubes portugueses em ação nas provas da UEFA, Portugal somou apenas uma vitória, por intermédio do Sporting sobre o Légia Varsóvia. No entanto, o FC Porto até é o principal contribuinte, graças aos pontos amealhados ainda no playoff de acesso à Champions. Assim, a prestação lusa tem um saldo de seis pontos em 24 possíveis.

Benfica, Sporting, FC Porto e Braga precisam de melhorar rapidamente o seu desempenho europeu para minorar os danos no final da época, uma vez que França e Rússia ameaçam a ultrapassagem para a 2017/2018.

De facto, Portugal entrou este ano no quinto posto, mas franceses e russos já somam mais pontos e a distância começa a aumentar de forma irrecuperável para esta temporada. França tem neste momento 46.9990, Rússia soma 46.3326 e Portugal contabiliza 44.6650.

Na próxima jornada da Champions, o Benfica irá medir forças com o Dínamo Kiev, enquanto o Sporting enfrenta o poderoso Borussia Dortmund e o FC Porto joga com o Brugge. Já o Braga encontra na terceira ronda da fase de grupos da Liga Europa o Konyaspor.