O FC Porto perdeu esta terça-feira a oportunidade de garantir desde já o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ao empatar a zero na deslocação ao terreno do Copenhaga. Os 'dragões' voltaram a pecar na eficácia, mas continuam no segundo posto do grupo G e podem garantir a presença na próxima fase na última jornada da fase de grupos, diante do Leicester, que já assegurou a passagem aos 'oitavos' e o primeiro lugar.

Depois da desilusão que foi o encontro com o Desportivo de Chaves, Nuno Espírito Santo promoveu três regressos à equipa inicial: Casillas, Óliver Torres e Jesús Corona. A equipa voltou assim ao seu 'onze-base', mas os 'dragões' demoraram a entrar realmente no encontro. A primeira parte, aliás, contou com uma maioria de oportunidades para a equipa da casa.

O relvado do Parken estava estranhamente escorregadio e no arranque da partida, em particular, isso ia jogando a favor da equipa da casa, que praticava um futebol mais direto. Aos 20 minutos os dinamarqueses aproximaram-se pela primeira vez com perigo da baliza de Casillas, mas Maxi Pereira conseguiu antecipar-se e interrompeu a jogada. Alguns minutos depois, Ankersen atirou forte à baliza dos 'dragões' mas Casillas defendeu o remate.

Apenas depois da meia hora o FC Porto começou a 'engatar' na partida e aos 35' André Silva apareceu pela esquerda e rematou cruzado, mas fez a bola passar muito ao lado da baliza de Olsen. Johansson, aos 41', ficou próximo do golo inaugural, mas cabeceou um pouco ao lado da baliza de Iker Casillas.

O intervalo fez bem ao FC Porto, que voltou para a segunda parte com mais vontade de visar a baliza dinamarquesa. Com 56 minutos no cronómetro, Corona rematou, Maxi fez a recarga e a bola sobrou para André Silva, que falhou na finalização.

O mexicano Corona, em plano muito positivo, ia carregando a equipa para o ataque, mas a ameaça dos 'azuis-e-brancos' - hoje 'amarelos' - tardava em concretizar-se. Um canto batido aos 73 minutos culminou num desvio perigoso de Danilo Pereira para defesa de Olsen.

Apesar das tentativas dos homens de Nuno Espírito Santo e de uma segunda parte positiva, a equipa portuguesa não foi além do empate a zero, continuando assim no segundo lugar do grupo G, com oito pontos, mais dois do que o Copenhaga.

No outro jogo do grupo, o Leicester derrotou o Club Brugge por 2-1 e já garantiu o primeiro lugar, pelo que o destino dos 'dragões' na prova será definido na última jornada, na receção aos ingleses, com o encontro entre Club Brugge e Copenhaga a ser também alvo de atenção reforçada por parte dos adeptos portistas.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.