O Benfica recebe esta terça-feira os italianos do Nápoles no Estádio da Luz para um jogo que irá colocar frente a frente os dois primeiros classificados do Grupo B da Liga dos Campeões, e que assume o carácter decisivo para ambas equipas, uma vez que o prémio dos três pontos garante o apuramento enquanto vencedor do agrupamento.

Depois da derrota na Madeira frente ao Marítimo na última jornada, a equipa de Rui Vitória regressa à Liga dos Campeões com a pressão complementar de regressar aos triunfos antes da receção ao Sporting no próximo domingo para o 'dérbi' que irá ter liderança do campeonato em disputa. No entanto, frente ao Nápoles o Benfica até poderá seguir em frente na prova mesmo que não vença os italianos na Luz, mas para isso é necessário que o Besiktas não vença na deslocação ao terreno do Dínamo Kiev.

Com três pontos em disputa na última jornada, Benfica e Nápoles somam ambos oito pontos, mais um do que o Besiktas. A equipa portuguesa até poderia ter garantido o apuramento para os oitavos de final na jornada anterior quando na deslocação à Turquia ao Benfica chegou ao intervalo a vencer por 3-0. No entanto, a recuperação do Besiktas acabou por anular a vantagem dos encarnados para ditar um empate a 3-3 no final do tempo regulamentar.

Já o Nápoles, esteve perto de garantir o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões depois de vencer o Benfica por 4-2 na segunda jornada do Grupo B, mas uma derrota por 3-2 no Estádio de Sao Paolo diante do Besiktas, e dois empates consecutivos nos últimos jogos obriga os napolitanos a lutar pelo apuramento na última jornada.

A nível interno, o Benfica continua na liderança do campeonato português apesar de ter perdido com o Marítimo na última jornada da prova e de ter visto o Sporting aproximar-se da liderança na véspera de receber os 'leões' na Luz. O Nápoles subiu à a sexta posição da Serie A com a vitória por 3-0 sobre o Inter Milão na 15ª jornada e tem agora um total de oito vitórias, quatro empates e três derrotas.

A nível de ausências, o Benfica não vai poder contar com os lesionados Eliseu e Grimaldo para o lado esquerdo da defesa, e com Jonas, que está a recuperar de uma longa ausência e ainda não tem ritmo competitivo para o jogo com o Nápoles.

Já do lado da formação italiana, Dries Mertens está de regresso à convocatória do Nápoles, assim como o direito albanês Elseid Hysaj, que chegou a estar em dúvida devido a uma lesão contraída diante do Inter. No entanto, Milik, a recuperar de uma lesão, e El Kaddouri e Roberto Insigne, por opção, não foram convocados para o jogo no Estádio da Luz.

A equipa que seguir para os oitavos de final da Liga dos Campeões assegura desde logo 5,5 milhões de euros pelo apuramento.

Confrontos anteriores:

No embate da segunda jornada entre as duas equipas, o Nápoles, com uma cintilante actuação ofensiva, chegou a estar a ganhar por 4-0, num jogo em que Dries Mertens bisou, mas o Benfica reagiu e tornou o resultado mais respeitável na parte final do encontro, reduzindo para 4-2 com dois golos perto do fim por intermédio de Salvio e o Gonçalo Guedes.

O Benfica superiorizou-se quando as duas equipas se encontraram na primeira eliminatória da Taça UEFA 2008/09. Um triunfo em casa, por 2-0, na segunda mão, garantiu o apuramento da formação então orientada por Quique Flores, depois da derrota por 3-2 sofrida na primeira mão, em Itália, ante o Nápoles, na altura treinado por Edoardo Reja.

José Antonio Reyes e Nuno Gomes marcaram, na segunda parte, os golos que valeram ao Benfica o apuramento com um total de 4-3 no conjunto das duas mãos. Em Nápoles, Christian Maggio fez o terceiro dos homens da casa, mas Luisão reduziu para o 3-2 final logo depois.

Curiosidades:

O Benfica venceu três dos cinco jogos que disputou em casa na edição da época passada da competição: perdeu por 2-1 com o Club Atlético de Madrid na sexta jornada e empatou 2-2 com o FC Bayern München nos quartos-definal (resultado que ditou a eliminação das "águias" em função da derrota por 0-1 sofrida em Munique, na primeira mão).

Uma vitória por 2-1 na primeira mão, em Lisboa, frente à Juventus ajudou o Benfica a garantir um lugar na final da UEFA Europa League 2013/14 (graças depois ao nulo obtido em Turim na segunda mão. Os "encarnados" acabaram por perder o encontro decisivo frente ao Sevilla FC, por 4-2, no desempate por penalties, após igualdade 0-0 ao fim de 120 minutos.

O Benfica já disputou 30 jogos contra clubes italianos nas provas da UEFA. O registo é de 9V 5E 16D (6V 4E 2D em casa). Perdeu a final de 1965 da Taça Clubes dos Campeões Europeus para o FC Internazionale Milano, em Milão e perdeu ainda outras duas finais da Taça dos Campeões para o AC Milan: 2-1 em Londres, em 1963, e 1-0 em Viena, em 1990. Nápoles.

A capacidade de Arkadiusz Milik no jogo aéreo fez a diferença para os napolitanos na primeira jornada, pois dois golos de cabeça do avançado polaco ditaram a vitória por 2-1 no terreno do Dínamo Kiev, que terminou o jogo reduzido a dez elementos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.