O FC Barcelona, clube com mais títulos na última década, é o adversário mais complicado que pode calhar a Benfica e FC Porto no sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, na segunda-feira.

Segundos classificados dos seus grupos, os clubes lusos ainda podem encontrar Atlético de Madrid, Arsenal, Juventus, Borussia Dortmund e Mónaco, sendo que ainda há a hipótese Leicester, para os ‘encarnados’, e Nápoles, para os ‘dragões.

Fora do ‘radar’ dos dois representantes lusos, estão Real Madrid, Bayern Munique, Paris Saint-Germain, Manchester City, Bayer Leverkusen e Sevilha, os outros clubes que se qualificaram como segundos classificados.

Os 16 apurados para os ‘oitavos’ ficarão a conhecer os seus adversários no sorteio de segunda-feira, sendo que se defrontarão primeiros contra segundos, mas que não tenham disputado o mesmo agrupamento ou pertençam ao mesmo país.

Para os clubes lusos, os adversários que enfrentaram os rivais na fase de grupos seriam os mais apetecíveis, o Leicester para o Benfica e o Nápoles para o FC Porto, juntamente com o Mónaco, de Leonardo Jardim, Bernardo Silva e João Moutinho.

Entre os restantes, o Atlético de Madrid, de Tiago, o Arsenal, a Juventus e o Borussia Dortmund, de Raphael Guerreiro, seriam bem mais complicados, mas não tanto como o ‘monstro’ FC Barcelona, de André Gomes.

Em eliminatórias da ‘Champions’ (desde 1992/93), o Benfica apenas pode repetir o confronto com o FC Barcelona, que em 2005/06 afastou os ‘encarnados’ nos ‘quartos’, com um empate a zero na Luz e um triunfo por 2-0 em Nou Camp.

Por seu lado, os portistas podem, por exemplo, voltar a encontrar o Mónaco, que bateram por 3-0 na final de 2003/04, disputada em Gelsenkirchen, na Alemanha, com tentos de Carlos Alberto, Deco e Alenitchev.

A duas mãos, os portistas já afastaram o Atlético de Madrid, nos ‘oitavos’ em 2008/09 (2-2 fora e 0-0 em casa), e caíram face a FC Barcelona, 0-3 em Nou Camp, numas meias-finais a uma mão, em 1993/94, e Arsenal (2-1 em casa e 0-5 fora), nos ‘oitavos’ de 2009/10.

Nos oitavos de final da edição 2016/17 da Liga dos Campeões, os dois clubes lusos começam em casa, a 14, 15, 21 ou 22 de fevereiro de 2017, e jogam a segunda mão em reduto alheio, a 07, 08, 14 ou 15 de março.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.