É esta noite que o FC Porto fica a saber o seu destino no que toca à continuidade na Liga dos Campeões, sendo que uma noite negativa poderá significar a "despromoção" para a Liga Europa. Assegurada está já a continuidade em provas europeias, sendo que ficará hoje definido se termina o grupo G em segundo ou terceiro lugar.

O primeiro lugar está desde já inalcançável, devido à grande campanha do adversário desta noite. O Leicester chega a esta última jornada com notáveis 13 pontos, mercê de quatro vitórias - incluindo na receção ao FC Porto - e um empate. Já o FC Porto ocupa por agora o segundo lugar, com oito pontos, mais dois do que o terceiro classificado Copenhaga.

O encontro entre FC Porto e Leicester assume então caráter decisivo para os 'dragões' mas a equipa de Nuno Espírito Santo poderá até ver a sua classificação final influenciada pelo resultado do encontro entre Club Brugge e Copenhaga, que se disputa à mesma hora.

Vamos então às contas: em caso de vitória do FC Porto esta noite, o segundo lugar e consequente apuramento para os 'oitavos' fica garantido, já que os 'dragões' asseguram pelo menos os dois pontos de vantagem sobre o Copanhaga. Caso os 'dragões' voltem a não conseguir bater o campeão inglês, que a única coisa que tem a ganhar são os 1,5 milhões de euros referentes a uma vitória, ficarão dependentes do encontro que será disputado na Bélgica.

Se o FC Porto empatar ou perder esta noite, terá de esperar que o Copenhaga não vença o seu encontro, caso contrário cairá para o terceiro posto. Caso empate e o Copenhaga vença, o FC Porto perderá no confronto direto, visto ter empatado a uma bola na deslocação à Dinamarca e empatado a zero em casa frente à mesma equipa. Caso o Copenhaga também não vença na Bélgica, o FC Porto continuará na Liga dos Campeões independentemente do resultado do seu encontro.

Campeão inglês afundou-se na Premier mas brilhou na Europa

Estreante nestas andanças da Liga dos Campeões, o Leicester tem surpreendido na prova milionária, quase tanto como fez na histórica Premier League de 2015/16. Em cinco jogos disputados neste grupo G, que conta com um FC Porto bem mais 'rodado' em termos internacionais, os 'foxes' de Claudio Ranieri venceram por quatro vezes, incluindo frente aos 'dragões', com um golo de Slimani, e empataram apenas uma vez, em Copenhaga.

Assim, o Leicester está completamente destacado no primeiro lugar do grupo G, com mais cinco pontos do que o segundo classificado FC Porto, e garantiu já o estatuto de cabeça-de-série no sorteio dos oitavos-de-final. Mas em Inglaterra as coisas não têm corrido tão bem para os pupilos de Ranieri...

Depois do inédito título conquistado, e volvidas 14 jornadas na nova época, o Leicester é agora 16º classificado da tabela, estando por isso próximo dos lugares de despromoção. O último duelo dos 'foxes', em Sunderland, resultou na sétima derrota da equipa do campeonato, por 2-1, e contou com uma grande infelicidade do central Robert Huth, que marcou na própria baliza.

É então um Leicester de dupla face aquele que se desloca ao Dragão, faltando saber qual a face que se apresentará no relvado. Por um lado, a equipa de Ranieri tem brilhado ao mais alto nível nesta competição, mas por outro já tem a sua posição definida no grupo, pelo que poderá vir a dar-se ao luxo de apresentar um ritmo menos elevado na partida, na qual tem apenas em jogo o valor a receber em caso de vitória.