Thomas Tuchel, treinador do Borussia Dortmund, foi bastante criticado pela decisão de substituir Aubameyang no jogo com o Benfica na Luz, que os ‘encarnados’ venceram por 1-0.

O avançado gabonês desperdiçou várias oportunidades de golo, entre as quais uma grande penalidade, em que atirou à figura de Ederson, levando o técnico dos alemães a retirá-lo da partida aos 62 minutos.

No final do encontro, houve quem não concordasse com a decisão do treinador. Michael Ballack, antigo internacional alemão, escreveu no Twitter: “62 minutos! A sério? É nestas alturas que um treinador deve estar ao lado dos grandes jogadores".

Já Ottmar Hitzfeld, antigo treinador do Dortmund, admitiu, em declarações ao jornal alemão Bild, que não procederia da mesma forma que o atual técnico da equipa germânica. “Todos têm a sua própria interpretação. Eu deixaria sempre o melhor marcador em campo. Já marcou golos no passado e isso pode voltar a acontecer mais minuto menos minuto”, referiu.

Na conferência de imprensa pós-jogo, Thomas Tuchel justificou a substituição do gabonês: “Aubameyang não está a 100% depois do CAN e os gestos dele não davam a entender que iria melhorar depois de falhar o ‘penalty’. Acho que não teve problemas com a substituição”.