O Barcelona viveu um pesadelo no Parque dos Príncipes esta terça-feira ao ser goleado pelo Paris Saint-Germain por 4-0, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Foi uma derrota dura, pesada, humilhante, para uma equipa habituada a ... golear. Os culés provaram do seu próprio veneno.

Esta não foi o primeiro resultado negativo na história dos catalães em provas da UEFA. O jornal espanhol ´Marca`, muito ligado aos clubes madrilenos, compilou uma lista de dez derrotas humilhantes sofridas pelo Barcelona ao longo da sua história nas competições europeias.

2012/2013: Tito Vilanova goleado por 7-0 Bayern de Heynckes

Na época 2012/2013 o Barcelona de Pep Guardiola era o grande favorito a vencer a Liga dos Campeões. Mas os culés caíram nas meias-finais da prova frente ao Bayern Munique de Jupp Heynckes, ao serem goleados na Alemanha por 4-0 e em casa por 3-0. Foram 180 minutos sem marcar qualquer golo.

Supertaça Europeia de 2006: Depois de vencer a Liga dos Campeões, os culés entraram em campo como favoritos frente ao Sevilha mas saíram vergados a uma goleada por 3-0. Kanouté, Maresca e Renato fizeram os tentos do Sevilha frente ao Barça que contava com Messi, Eto´o, Ronaldinho, Deco e...Saviola.

1985/1986: Champions perdida para o desconhecido Steaua Bucareste

Em 1985/1986 o Barcelona chegou a final da Taça dos Campeões europeus, atual Liga dos Campeões, como grande favorito. O adversário era o modesto Steaua de Bucareste da Roménia mas a formação blaugrana foi incapaz de vencer a sua primeiro Champions, disputado em solo espanhol, mais precisamente no Ramón Sánchez Pizjuán em Sevilha.. Perdeu por 2-0, no desempate por grandes penalidades. O herói da partida foi o guarda-redes Helmuth Duckadam que defendeu quatro grandes penalidades. O Barça não converteu nenhum.

Van Gaala goleado no Mestalha em 2000

No ano 2000 o Barcelona voltou a ter um resultado humilhante. Frente ao Valencia de Hector Cuper, o clube catalão perdeu no Mestalha por 4-1, em jogo da primeira-mão das meias-finais da Liga dos Campeões.

1997/1998: Goleado por 7-0 pelo Dínamo Kiev com Baia na baliza

A época 1997/1998 foi desastrosa para o Barcelona na Champions. A equipa espanhola ficou-se pelo último lugar na fase de grupos onde apenas venceu um jogo, num grupo com Dinamo Kiev, PSV e Newcastle. As derrotas mais humilhantes foram frente ao Dínamo de Kiev, liderado pelo malogrado Valeri Lobanowski, conhecido também como ´O Lobo`, numa equipa que contava com uma dupla terrível: Rebrov e Shevchenko. Os ucranianos venceram em casa por 3-0 e no Camp Nou por 4-0, com Shevchenko a marcar três golos. No segundo jogo, Baia regressou à baliza catalã depois de uma longa paragem por lesão mas teve uma noite para esquecer, com culpas nalguns dos golos.

1993/1994: Johan Cruyff goledao na final da Champions por Capello

O Barcelona de Johan Cruyff chegou à final da Champions de 1994 como favorito a vencer a prova. Na final frente ao AC Milan de Capello, os blaugrana perderam 4-0, numa equipa que contava com Romário, Stoichkov, Koeman e Guardiola. Desaily, Savicevic e Massaro (2), fizeram os tentos do Milan.

Até o Metz já humilhou o Barça

Aconteceu na época 1984/1985. Na primeira ronda da antiga Taça das Taças, o Barcelona foi vencer a França por 4-2 mas em casa perdeu por 4-1 e foi eliminado. Surpresa geral.

1980/1981: Outra vez os alemães

Na época 1980/81, nova goleada ante um clube alemão. O modesto Colónia tinha perdido em casa por 1-0 mas foram até a Cidade Condal golear o poderoso Barcelona por 4-1 no Camp Nou. Uma goleada humilhante numa eliminatória que tinha tudo para sorrir aos espanhóis.

Primeira grande goleada na Europa sofrida em Espanha

A primeira humilhação na Europa foi frente a... uma equipa espanhola. Na época 1963/19633, os culés perderam a final da Taça das Cidades com Feiras ao serem goleados pelo Valencia por 6-2 fora de casa, depois de terem empatado a uma bola na primeira-mão.

1961/1962: Final da Taça dos Campeões perdida para o Benfica

Ficou conhecida como a ´Final dos postes`. O Barcelona até foi melhor mas o título ficaria nas mãos de Eusébio, Coluna e companhia. A sorte não esteve com os espanhóis que atiraram à madeira por quatro vezes, na final de Berna, Suíça. O Benfica venceu por 3-2, com golos de Águas, Coluna e um autogolo de Ramallets. Kocsis e Czibor marcaram para os catalães.