É algo raro de se ver: o FC Porto perder uma final de uma prova internacional. Aconteceu em 1984, naquela que foi a primeira final europeia dos ´dragões`.

A 16 de maio de 1984, o FC Porto media forças com a Juventus, na final da extinta Taça das Taças, numa partida disputada em Basileia, Suíça. Era a primeira vez que os ´azuis-e-brancos` marcavam presença numa final de uma competição da UEFA. Os italianos, liderados em campo pelo francês Michel Platini, venceram por 2-1, com golos do italiano Beniamino Vignola e do polaco Zbigniew Boniek. Pelos ´dragões` marcou o médio António Sousa. Giovanni Trapattoni era o treinador da Juventus.

Para chegar à final da prova, o FC Porto derrotou o Dinamo Zagreb (2-2) pelo critério de golos marcados fora, afastou de seguida o Glasgow Rangers (2-2) pelo mesmo critério. Também ficaram pelo caminho o Shakhtr Donetsk (4-3 nas duas mãos) e o Aberdeen da Escócia (3-0).

Rezam as crónicas da altura que os ´dragões` não tiveram uma arbitragem feliz, num jogo dirigido pelo alemão Adolf Prokop. O FC Porto, treinado por António Morais, alinhou com 11 portugueses

Esta quarta-feira, o FC Porto tem uma soberana oportunidade para ´vingar` aquela derrota de 1984, quando receber a Juventus, na primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

VÍDEO: Recorde aqui o Juventus 2-1 FC Porto, de 1984.