O FC Porto mede forças com a Juventus esta quarta-feira, em jogo da primeira-mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. A formação italiana chega ao Dragão líder da Seria A, com um excelente registo ofensivo. Os comandados de Massimiliano Allegri somam 27 vitórias, três empates e quatro derrotas em 2016/17, com 70 golos marcados – e 23 sofridos -, quase um terço pelo argentino Gonzalo Higuaín, que apontou 22 e tem justificado os 90 milhões euros que a ‘velha senhora’ pagou aos Nápoles.

Além de Higuaín, a ‘Juve’ apresenta mais armas de qualidade no ataque, nomeadamente o seu compatriota Paolo Dybala e o croata Mario Mandzukic, mais o colombiano Cuadrado.

Ainda mais do que o FC Porto, a formação transalpina assenta a sua estabilidade na defesa, com o veterano Gianluigi Buffon na baliza, mais Lichsteiner (ou Dani Alves), Bonucci, Chiellini e o ex-portista Alex Sandro (Asamoah) na defesa.

No meio campo, também são muitas e boas as soluções de Allegri, que já não conta com Pogba ou Pirlo, mas tem Khedira, Marchísio, Pjanic ou Pjaca.

A Juventus nunca atuou no Dragão, mas visitou uma vez as Antas, onde empatou a zero, na primeira fase de grupos da edição 2001/02 da ‘Champions’. Em Turim, os italianos estiveram a perder (golo de Clayton), mas venceram por 3-1.

Antes, em 1983/84, as duas formações encontraram-se na final da Taça das Taças, em Basileia e a ‘Juve’, liderada do banco por Giovanni Trapattoni e em campo por Michel Platini, venceu por 2-1, de nada valendo o tento de António Sousa, contra os de Vignola e de Boniek, todos na primeira parte.

Nos oitavos de final, a formação italiana também tem melhor registo do que os ‘dragões’, com quatro apuramentos em sete presenças, contra três em oito dos ‘dragões’.

No que respeita ao ‘top 8’ na ‘era Champions’ (desde 1992/93), o FC Porto procura a oitava presença, sendo que venceu em 2003/04, enquanto a ‘Juve’ busca a 10.ª e uma sexta final, após 1995/96, 96/97, 97/98, 2002/03 e 2014/15 – só venceu a primeira, face ao Ajax, nos penáltis.

O encontro entre o FC Porto e a Juventus, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, realiza-se quarta-feira, a partir das 19h45, no Estádio do Dragão, no Porto.