Uma das setas apontadas à baliza de Buffon, André Silva tem em quem se inspirar para afinar a pontaria frente ao histórico guarda-redes. Curiosamente, num português.

Vítor Paneira, glória de clubes como Benfica e V. Guimarães, foi o autor do primeiro golo a Buffon nas competições europeias. Então, os vimaranenses disputavam a segunda mão da 1.ª ronda da Taça UEFA, orientados por Jaime Pacheco e representados por jogadores como Capucho e Neno. Do outro lado, estava o Parma, comandado por Carlo Ancelotti, que havia vencido por 2-1 no jogo da primeira mão em Itália.

Já no Estádio D. Afonso Henriques, Ancelotti aproveitou para estrear um jovem guarda-redes, ainda bastante ‘verde’ nestas andanças. Falamos, pois, de Gianluigi Buffon, que na altura tinha apenas 18 anos. A estreia em provas da UEFA, contudo, não correu da melhor forma para o jovem. Um remate certeiro de Paneira, logo aos 16 minutos, após uma recuperação de bola no meio-campo deixou os vimaranenses mais perto da fase seguinte. Ricardo Lopes, aos 50 minutos, acabou mesmo por dar o apuramento aos ‘vitorianos’, fixando o resultado final em 2-0.

Apesar deste pequeno percalço, Buffon acabaria por tornar-se um dos guarda-redes mais admirados de todos os tempos. Estreou-se como profissional sénior ao serviço do Parma, a 19 de novembro de 1995, frente ao AC Milan (0-0). No total, o guardião italiano soma 994 jogos, dos quais 553 vitórias, 268 empates e 173 derrotas. No seu vastíssimo palmarés constam um Campeonato do Mundo (2006), uma Taça UEFA (1999), sete Ligas italianas, três Taças de Itália, seis Supertaças de Itália e um Europeu Sub-21. Curiosamente, nunca conquistou a Liga dos Campeões.

Esta quarta-feira, um jovem chamado André Silva procurará repetir a ‘façanha’ de Paneira e bater um ‘dinossauro’ do futebol, no FC Porto-Juventus referente à primeira mão dos oitavos de final da Champions, que terá lugar no Estádio do Dragão. Esperemos que Buffon não esteja inspirado.

Veja o vídeo