O equilibrío marcava os confrontos entre as duas equipas... até ao dia 21 de fevereiro de 2017. O Atlético de Madrid venceu o Bayer Leverkusen por 4-2 na primeira-mão e o Vicente Calderón vai receber o segundo encontro entre as duas equipas, em jogo a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

A equipa de Diego Simeone quer aproveitar a vantagem conseguida na primeira-mão para evitar a 'lotaria' que tem sido as duas últimas passagens do Atlético Madrid para os quartos de final da prova milionária. A equipa 'colchonera' teve de recorrer às grandes penalidades para passar para a próxima fase da competição, nas duas últimas épocas. O emblema madrileno conta também com a história a seu favor, visto que vive atualmente uma série de sete jogos sem derrotas em casa contra clubes alemães (seis vitórias e um empate).

Por outro lado, a equipa germânica tem uma missão bem mais complicada, ao ter que marcar três golos sem resposta e não sofrer qualquer golo para conseguir a passagem. Para além disso, a história também não corre a favor da equipa de Leverkusen, visto que apenas por duas vezes uma equipa foi capaz de se apurar depois de uma derrota caseira sofrida na primeira-mão de uma eliminatória da prova. Apenas o Ajax, frente ao Panathinaikos, nas meias-finais da competição em 1995/1996 (0-1 em casa e 3-0 fora) e o Inter de Milão contra o Bayern de Munique, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2010/2011 (0-1 em casa, 3-2 fora de portas) conseguiram essa proeza.

O clube de Madrid parte para esta partida com Savic e Fernando Torres em dúvida e com cinco ausências confirmadas: Gabi e Filipe Luís por castigo e Tiago, Fernández e Gameiro, por lesão. Por outro lado, a equipa de Tayfun Korkut não poderá contar com Hakan Çalhanoglu e Henrichs por castigo e com Bender, Kiessling, Tah e Toprak por lesão. O jovem Kai Havertz também fica de fora da partida, mas por ter exames escolares.

Griezmann já marcou, Chicharito precisa de o fazer

Os principais goleadores de Atlético Madrid e Bayer Leverkusen, Antoine Griezmann e Javier 'Chicharito' Hernández, tiveram sortes diferentes nos jogos da primeira-mão. O avançado francês marcou o segundo golo da equipa, enquanto Chicharito ficou a zero.

E o jogador mexicano terá mesmo de afinar a pontaria, se quiser contribuir para que a sua equipa consiga garantir a passagem para os quartos de final da prova, pela primeira vez na história dos 'farmacêuticos'.

Antes do primeiro encontro dos dois conjuntos, a história ditava um equilíbrio quase total em confrontos anteriores, com uma vitória para cada lado e dois empates.

As duas equipas entram em campo esta quarta-feira às 19h45 horas. Em disputa está a segunda-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. À mesma hora disputa-se outro encontro dos ‘oitavos’ que opõe o Manchester City e o Mónaco. Em ambos os casos, está em causa o apuramento para os quartos de final da prova.