Liga dos Campeões

17-03-2017 14:11

Barcelona-Juventus junta o melhor ataque e melhor defesa num só jogo

O sorteio para os quartos de final da Liga dos Campeões ditou um Barcelona-Juventus, equipas que se defrontaram na final de 2015, em Berlim.
BARCELONA VS SPORTING GIJON

Lionel Messi (C), Neymar (D) e Jordi Alba (E)

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O encontro dos quartos de final da Liga dos Campeões 2016/17 entre os espanhóis do Barcelona e os italianos da Juventus coloca frente-a-frente o melhor ataque e a melhor defesa da presente edição. Os catalães contam com 26 golos em oito jogos, enquanto a Juventus sofreu apenas dois tentos em oito encontros.

A Juventus e o Barcelona defrontaram-se na final de 2015, em Berlim, com os catalães a triunfarem por 3-1 graças aos golos de Ivan Rakitić (4), Luis Suárez (68) e Neymar (90+7). Álvaro Morata (55) fez o 1-1 para o emblema de Turim.

A final de 2015 foi o sétimo encontro entre estas duas equipas e o Barcelona venceu três vezes, enquanto a Juve venceu duas e empatou outras tantas. A equipa da Catalunha marcou dez golos e sofreu oito.

A última visita do Barcelona a Itália terminou com um empate a um golo em Roma, na fase de grupos em 2015/16. O registo dos espanhóis fora de casa diante de clubes italianos é de seis vitórias, nove empates e seis derrotas. Na temporada passada, os espanhóis derrotaram 6-1 em casa no jogo de volta na época passada, sendo este o seu 14º triunfo em duelos com as formações italianas, onde empatou cinco vezes e perdeu apenas duas vezes.

Recorde-se que, em 2002/03, a Juve eliminou o Barcelona nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, triunfando por 2-1 em Camp Nou. Marcelo Zalayeta marcou o golo decisivo a seis minutos do final do prolongamento. Na primeira mão, em Turim, o jogo terminou 1-1.

O sorteio da Juventus com o Barcelona significa um regresso especial a Camp Nou para o defesa brasileiro Dani Alves, que fez 247 jogos com camisola blaugrana nos oito anos na Catalunha, tendo ido para Turim no verão passado.

A primeira mão disputa-se em Turim a 11 de abril e, a 19, joga-se em Camp Nou.

Conteúdo publicado por Sportinforma