A justiça alemã informou hoje que o ataque contra o autocarro do Borussia Dortmund está a ser investigado como um "atentado terrorista" com "motivações islâmicas", acrescentando que tem dois suspeitos e já deteve um deles.

A porta-voz do Ministério Público federal alemão, Frauke Köhler, indicou que um homem foi "detido temporariamente", mas que os procuradores ainda não decidiram se vão pedir a sua transferência para uma prisão.

A mesma fonte explicou que o atentado à bomba contra o autocarro da equipa de futebol do Borussia - antes do jogo da Liga dos Campeões contra os franceses do Mónaco - foi reivindicado por um grupo de extrema esquerda, mas que os investigadores apontam mais para a teoria de que se tratou de um ataque de ´jihadista` islâmicos.

Köhler confirmou que foram encontrados no local três textos que apontam precisamente para a pista do ´jihadismo`. Um dos textos, disse, exige a retirada dos caças-bombardeiros alemães Tornado de uma das bases na Turquia e o fecho da base aérea norte-americana de Ramstein, em território alemão.

A credibilidade destes textos está a ser avaliada, acrescentou.

A porta-voz explicou que os apartamentos de ambos os suspeitos já foram revistados pela polícia. Por outro lado, Frauke Köhler disse que as autoridades têm "dúvidas substanciais" quanto à reivindicação feita por um grupo de extrema-esquerda.

Três explosões atingiram na terça-feira o autocarro do Borussia Dortmund, com o defesa espanhol Marc Bartra, que entretanto foi operado, a ficar ferido no punho da mão esquerda.

O jogo entre o Borussia e o Mónaco acabou por ser adiado para as 17:45 (horas de Lisboa) de hoje.