José Mourinho e Leonardo Jardim vão ficar a conhecer os seus adversários nas meias-finais das provas da UEFA daqui a algumas horas. No sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões teremos uma equipa italiana, outra francesa e as duas principais de Madrid.

Jardim contra os ´tubarões`

Destaque para Leonardo Jardim que conduziu o seu Mónaco rumo às semifinais da prova. Os monegascos, onde atuam Bernardo Silva e João Moutinho, venceram em casa o Borussia Dortmund por 3-1, depois de já terem ganho na Alemanha por 3-2. O Mónaco é o primeiro clube vindo das eliminatórias da Champions a conseguir chegar às meias-finais da prova.

A formação francesa tenta chegar à final da Liga milionária, algo que conseguiu em 2004, quando perdeu na final com o FC Porto de Mourinho por 3-0. A tarefa não será fácil.

O Atlético Madrid também está nas ´meias` depois de acabar com o conto de fadas do Leicester (2-1 em casa e 1-1 em Inglaterra). Os colchoneros querem a final para tentar, à terceira, vencerem a prova, depois de duas finais perdidas para o Real Madrid nos últimos três anos.

O Real Madrid, atual campeão, aposta forte na prova onde é o clube com mais títulos. Depois de vencer duas das últimas três edições, os merengues querem voltar a levantar o troféu cujas últimas três edições foram ganhas por equipas espanholas.

O outro gigante destas ´meias` é a Juventus, finalista derrotada (pelo Barcelona) em 2014/2015. A Vecchia Signora quer voltar à glória e, depois de apostar forte nas contratações, a Liga dos Campeões é o objetivo principal. A Juve já venceu o troféu por duas vezes, mas já perdeu seis finais (é o clube com mais finais perdidas na Taça/Liga dos Campeões).

O Special One garantiu um lugar nas semifinais da Liga Europa ao eliminar o Anderletch em casa, mas apenas no prolongamento, graças a um golo de Rashford.

Quatro clubes de quatro países nas meias-finais da Liga Europa

Mourinho tem com objetivo vencer a segunda prova mais importante do calendário de clubes da UEFA, já que um triunfo na Liga Europa garante entrada direta na fase de grupos da próxima edição da Liga dos Campeões. Afastado da luta pelo título em Inglaterra, o Manchester United tem por objetivo lugar por uma posição no top-4, mas não está fácil. Os ´red devils` são 5º classificado, atrás do rival Manchester City.

No sorteio das meias-finais da Liga Europa, além do Manchester United de Inglaterra, estará o Celta de Vigo de Espanha, o Ajax da Holanda e o Lyon de França. Quatro clubes de quatro países diferentes. O Celta afastou o Gentk da Bélgica com 3-2 no conjunto das duas mãos (2-1 em casa e 1-1 fora). Os restantes tiveram de recorrer a tralho extra. O Lyon, que tinha vencido em casa o Besiktas por 2-1, viu o adversário ganhar na Turquia pelo mesmo resultado. No prolongamento nada se alterou, mas nas grandes penalidades brilhou o guarda-redes Anthony Lopes, que defendeu dois remates dos turcos e deu a vitória ao Lyon por 7-6.

Também o Ajax precisou de tempo extra para eliminar o Schalke04. Os alemães venceram nos 90 minutos por 2-0, depois de terem perdido na primeira-mão pelo mesmo resultado e ainda fizeram o 3-0 no prolongamento. Mas no tempo extra os holandeses, mesmo com menos um jogador, marcaram dois golos e apuraram-se.