O Benfica voltou a falhar a conquista da Youth League, prova equivalente à Liga dos Campeões em sub-19, depois de perder na final com o Red Bull Salzburgo, por 1-2, num jogo em que chegou a estar em vantagem. José Gomes abriu o marcador aos 29 minutos, num golpe certeiro de cabeça, com a reviravolta austríaca a chegar no segundo tempo, com dois golos em cinco minutos de Patson e Schmidt.

É o segundo título europeu falhado pela formação de juniores dos ‘encarnados’, depois do desaire na final de 2013/2014, diante do Barcelona (0-3). O apoio aos jovens benfiquistas foi, no entanto, notório. Além de Rui Vitória, treinador da equipa principal, estiveram no Estádio Colovray, em Nyon, Luís Filipe Vieira, presidente do clube da Luz, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, que assistiu à partida ao lado de Aleksander Ceferin, presidente da UEFA.

A formação austríaca entrou bem melhor na partida, com os jovens ‘encarnados’ a revelarem algumas dificuldades em sacudir a pressão. Apesar de ter tido menos posse de bola, a equipa de João Tralhão acabou por ter as melhores oportunidades de golo. Ao minuto 14, João Félix rematou muito perto do poste direito da baliza do Salzburgo, na sequência de uma jogada de contra-ataque.

Aos 27 minutos, foi a vez de Diogo Gonçalves rematar ao ferro, depois de um mau alívio da defesa austríaca. O golo das ‘águias’ acabou por surgir apenas dois minutos depois: livre na direita de João Filipe, com José Gomes a resolver de cabeça (nem precisou de saltar).

O 1-0 teve o condão de serenar os ‘encarnados’, que até então haviam denotado algum nervosismo, ao mesmo tempo que impulsionou o Salburgo a correr atrás do prejuízo, ainda que sem efeitos práticos. O primeiro tempo, no entanto, ficou marcado por muitas faltas de parte a parte.

A segunda parte começou logo com nova tentativa do Salzburgo em chegar ao empate: cruzamento rasteiro na direita para o remate de Wolf na pequena área. Fábio Duarte ainda desvia com a perna esquerda. Aos 62 minutos, João Félix esteve muito perto do 2-0, a rematar de primeira na zona de penálti, mas a bola saiu ao lado da baliza de Zynel.

Não marcou o Benfica, aproveitou o Salzburgo. Duas vezes em cinco minutos: Patson (71') fez o empate, de cabeça, na sequência de um canto; Schmidt (76'), no coração da área, respondeu da melhor forma a um cruzamento na direita de Wolf. Estava feita a cambalhota no marcador.

Os 'encarnados' tentaram de todas as formas chegar ao 2-2, mas sem sucesso. À terceira será de vez, miúdos.

Veja as fotos do jogo!