Liga dos Campeões

04-06-2017 15:57

Números e curiosidades da Champions e de uma lenda goleadora chamada Ronaldo

A UEFA reuniu algumas estatísticas relacionadas com o 12.º triunfo do Real Madrid na prova.
Ronaldo
Foto: EPA

Cristiano Ronaldo

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Foi uma noite de glória para o Real Madrid e Cristiano Ronaldo, autor de dois golos na final com a Juventus, que deu a 12.ª Liga dos Campeões aos 'merengues'. Uma noite de glória e de recordes, que confirmam o domínio dos 'blancos' no futebol europeu e deixam o internacional português bem lançado para a sua quinta Bola de Ouro.

Nesse sentido, a UEFA reuniu algumas das principais estatísticas e curiosidades relacionadas com o triunfo deste sábado, em Cardiff.

- O Real Madrid é a primeira equipa a revalidar o título da Champions em 17 anos. O AC Milan (1989, 1990) foi o último clube a ganhar a Taça dos Campeões Europeus em épocas consecutivas.

- O Real Madrid manteve a taxa de sucesso de 100 por cento em finais da Liga dos Campeões, com seis vitórias em seis. O AC Milan é o outro clube com quatro presenças em finais, tendo perdido três delas.

- O primeiro golo de Ronaldo em Cardiff foi o 500.º do Real Madrid na Champions, sendo o primeiro clube a atingir essa marca. Barcelona (459) e Bayern (415) são os próximos na lista.

- Este é o 12º título europeu do Real Madrid, o que significa que agora tem tantos troféus quanto as duas equipas seguintes juntas: o AC Milan arrecadou sete, com Bayern, Barcelona e Liverpool a terem cinco cada.

- Cristiano Ronaldo é o primeiro jogador a marcar em três finais da Champions, ultrapassando Sergio Ramos (único defesa a marcar em duas finais), Raúl González, Samuel Eto'o e Lionel Messi.

- O português é apenas o sexto jogador a bisar numa final, juntando-se a Daniele Massaro (AC Milan, 1994), Karl-Heinz Riedle (Borussia Dortmund, 1997), Hernán Crespo (Milan, 2005), Filippo Inzaghi (Milan, 2007) e Diego Milito (Inter, 2010). Nenhum jogador conseguiu apontar um "hat-trick" numa final.
- Ronaldo juntou-se a Andrés Iniesta e Clarence Seedorf como vencedor em quatro ocasiões da Champions.

- Ronaldo terminou como melhor marcador da prova pela quinta época consecutiva, com o 'bis' da noite passada a servir para somar 12 golos e ultrapassar Lionel Messi nesta edição.

- Zinédine Zidane é o primeiro homem a vencer a Liga dos Campeões como jogador e depois a fazê-lo duas vezes como treinador. Frank Rijkaard conseguiu fazê-lo apenas uma vez.

- O fracês é o segundo treinador a conquistar a competição nas suas duas primeiras épocas como treinador principal, igualando José Villalonga, que ganhou os dois primeiros títulos europeus do Real Madrid.

- Foi a segunda vitória por 4-1 numa final da Champions. Um empate a um golo e uma vitória por 2-1 são os resultados mais comuns (cinco cada).

- No total da Taça dos Campeões Europeus, a Espanha tem agora 17 títulos, enquanto Itália e Inglaterra possuem cinco cada.

- Este é o quarto sucesso seguido de uma equipa espanhola na prova. Nunca um país conseguiu, sequer, dois títulos seguidos.

- Foi a quinta derrota da Juventus na final, um recorde. O único triunfo da 'Velha Senhora' aconteceu no desempate por penalties, frente ao Ajax, em 1996.

Conteúdo publicado por Sportinforma