O FC Barcelona, campeão espanhol e europeu de futebol, consolidou quarta-feira a liderança da Liga espanhola, ao vencer por 2-0 no estádio do "lanterna vermelha" Xerez, em jogo antecipado da 15ª jornada da prova.

O avançado francês Thierry Henry inaugurou o marcador aos 47 minutos, com um golo perfeitamente legal, cabendo a Zlatan Ibrahimovic fechar a contagem já em período de compensação (90+3).

O avançado sueco foi decisivo no triunfo tangencial (1-0) do Barcelona sobre o Real Madrid, no domingo, que permitiu à equipa catalã desalojar o rival do comando do campeonato.

A equipa da capital espanhola ficou provisoriamente a cinco pontos do FC Barcelona, mas tem menos um jogo disputado. No sábado, o Real Madrid recebe o Almeria e o "Barça" visita o Deportivo da Corunha, em jogos da 13.ª jornada.

O FC Barcelona dominou o jogo, mas apenas conseguiu quebrar a resistência do último classificado na segunda parte, por intermédio de Henry, no mesmo dia em que a FIFA instaurou um inquérito ao jogador francês.

O avançado controlou a bola com a mão no lance do qual resultou o golo do empate 1-1 da França na recepção à República da Irlanda, que qualificou os franceses para o Mundial2010.

Apesar de não ter realizado uma grande exibição, o avançado argentino Lionel Messi, designado Bola de Ouro em 2009, ainda acertou no poste aos 91 minutos, pouco tempo antes de Ibrahimovic fixar o resultado final.