Duda fez as honras na deslocação do Málaga ao recinto do Sporting Gijón e marcou aos 9 minutos (0-1), mas o jogo terminaria empatado a 2-2, com os donos da casa a virarem por duas vezes o marcador.

O Málaga de Duda somou assim um ponto na luta pela fuga à despromoção e ocupa o 18.º lugar, com os mesmos 13 pontos do Saragoça (19.º) e menos dois do que o também aflito Tenerife (17.º).

Sem Zé Castro, o Deportivo Corunha, quinto classificado, empatou a 0-0 no recinto do Saragoça, penúltimo classificado, e falhou a oportunidade de apanhar o Sevilha (4.º), que sábado perdeu por 2-1 com o Atlético Madrid (11.º).

O Getafe impôs-se em casa pela margem mínima de 1-0 ao Valladolid, com o português Pelé no "onze" inicial, e o golo de Casquero, aos 88 minutos, permitiu à equipa manter-se no primeiro terço da tabela.

O Racing Santander recebeu e venceu o Tenerife, por 2-0, com golos de Colsa e Xisco, aos 71 e 74 minutos, e ocupa agora o 14.º lugar, ultrapassando o seu adversário directo de hoje na fuga aos últimos lugares.

Ainda na luta pela fuga aos últimos lugares, o Almeria (15.º), recebeu e bateu o "lanterna vermelha" Xerez, por 1-0, que apenas com uma vitória e quatro empates em 16 jogos é cada vez mais último.

A 16ª jornada da Liga espanhola principiou sábado com a realização dos jogos Valência-Espanhol (1-0), Barcelona-Villarreal (1-1) e Atlético Madrid-Sevilha (2-1) e prossegue ainda hoje com o Maiorca-Atletico Bilbao e Osasuna-Real Madrid.

As atenções da Liga estão agora concentradas na possibilidade do Real Madrid alcançar o Barcelona no topo da tabela classificativa, caso vençam o Osasuna no jogo que encerra a 16.ª jornada.