Tal como Cristiano Ronaldo tinha pedido aos seus compatriotas Simão e Tiago, o Atlético Madrid venceu o Barcelona, que lidera com 55 pontos, mas agora com apenas dois de vantagem sobre o Real Madrid (2.º).

Depois de o uruguaio Diego Forlan ter inaugurado o marcador, aos 9 minutos, Simão fez o 2-0 de livre directo, aos 23, marcando o seu segundo golo no campeonato, mas Ibrahimovic, aos 29, reduziu para 2-1, colocando novamente o Barcelona em jogo.

No entanto, até final, o resultado não voltou a sofrer alterações e o Atlético, capaz do melhor do pior, ocupa a 11.ª posição, com 27 pontos, estando a oito dos lugares europeus, depois de esta época ter andado pela zona de despromoção.

O Espanhol de Barcelona protagonizou uma das surpresas da jornada ao receber e vencer o Desportivo da Corunha, por 2-0, com golos de Verdu e Bueno, apesar dos 12 pontos que os separavam à partida.

Com este triunfo, o Espanhol trepou alguns lugares na tabela e está agora apenas a três pontos do Osasuna (10.º), que perdeu no recinto do Sevilha, por 1-0, com um golo do brasileiro Luis Fabiano.

O Sevilha ascendeu provisoriamente ao 4.º lugar, com 39 pontos, mais dois (e também mais um jogo) do que o Maiorca (5.º), que segunda feira desloca-se ao recinto do "aflito" Tenerife (19.º).

O Málaga foi arrancar ao reduto do Racing Santander um robusto triunfo por 3-0, com Duda, que viu o cartão amarelo aos 60 minutos, a titular, e com golos de Robson, Caicedo (ex-Sporting) e Obinna.

Com este triunfo, o Málaga ascendeu do 16.º aos 14.º lugar da tabela classificativa, com menos um ponto do que Gijón (13.º) e Santander (14.º) - que caiu do 11.º posto - e dois do que o Espanhol (12.º).

O Valladolid do português Pelé, que viu o cartão amarelo aos 29 minutos, não foi além de um empate a 1-1 com o Real Saragoça, com golos de Diego Costa e Suazo, e mantém o 18.º e antepenúltimo lugar da Liga.

O Getafe empatou em casa com o Almeria (2-2), deixando-se surpreender com um golo de Soriano no derradeiro minuto, e desperdiçou uma boa oportunidade para apanhar o Athletic Bilbao e o Corunha.

A 22.ª jornada do campeonato espanhol ficou ainda marcada pelo regresso de Cristiano Ronaldo coroado com dois dos três golos com que o Real Madrid afundou sábado o "lanterna vermelha" Xerez (3-0).

Além do triunfo do Real Madrid (2.º) no recinto do Xerez (20.º), o Villarreal (9.º) venceu o Athletic Bilbao (7.º), por 2-1, e Sporting de Gijón (13.º) e Valência (3.º) empataram a 1-1.