Numa cerimónia que decorreu nas instalações do FC Barcelona, a directora executiva da UNICEF Ann Veneman, considerou que "Messi é uma super estrela do futebol, que pode ajudar a chamar a atenção para as crianças mais vulneráveis e invisíveis".

Messi, que em 2009 juntou o prémio de melhor jogador Mundial à “Bola de Ouro” do “France Football”, após ajudar o “Barça” a conquista seis títulos, manifestou-se grato à UNICEF por lhe dar a possibilidade de apoiar as crianças.

"Na minha qualidade de embaixador da Boa Vontade, espero poder dar o apoio e ajuda que precisam", referiu.

Desde 2006 que o FC Barcelona, campeão mundial, europeu e espanhol em título, usa o logótipo da UNICEF nas suas camisolas, que nunca tiveram publicidade.

O presidente do clube catalão, Joan Laporta, mostrou-se bastante satisfeito com a "nomeação" de Messi: "Sentimos muito orgulho nele, como jogador e como pessoa, bem como admiração e apreço pela sua sensibilidade para com a causa das crianças".

Durante mais de meio século, os embaixadores de Boa Vontade da UNICEF têm promovido a sensibilização do público para as questões das crianças e ajudado a mobilizar recursos.

As actividades de Messi enquanto embaixador de Boa Vontade terão início com uma viagem à Argentina, onde tem sede a Fundação Leo Messi, que promove o acesso das crianças vulneráveis à educação e aos cuidados de saúde.