No dia em que o argentino Lionel Messi cumpriu o 200.º jogo oficial com a camisola dos catalães e, para variar, desta vez não decidiu, o “onze” de Pep Guardiola teve muitos problemas para ultrapassar o esquema montado pelo ex-técnico do Benfica José António Camacho.

O FC Barcelona, que conta à condição mais três pontos do que o Real Madrid (joga quinta-feira no reduto do Getafe), só inaugurou o marcador aos 73 minutos, pelo sueco Zlatan Ibrahimovic, que se limitou a encostar, depois de uma jogada entre Andrés Iniesta e Maxwell.

Finalmente no comando do marcador, o “Barça”, que na primeira parte havia sido salvo por Valdés, ainda acabou por conseguir ampliar a vantagem, graças a um tento do suplente Bojan Krkic, servido por Iniesta, aos 89 minutos.

Nos outros encontros de hoje, destaque para o Valência, que reforçou o terceiro lugar, ao receber e bater o Málaga por 1-0, graças a um tento do “inevitável” David Villa (soma 18 golos, contra 25 de Messi), aos 13 minutos.

Na formação da casa, Miguel foi titular, mas saiu lesionado, logo aos 13 minutos, e Manuel Fernandes entrou apenas aos 85, para o lugar de Ruben Baraja, enquanto Duda não foi utilizado nos forasteiros.

Por seu lado, Nunes jogou 90 minutos no centro da defesa do Maiorca, que empatou a zero no reduto do Santander e manteve o quarto posto, dois pontos à frente do Sevilha, que, terça-feira, empatou em casa com o “lanterna vermelha” Xerez.

No Valladolid, que também empatou a zero, na recepção ao Espanyol, Pelé jogou igualmente todo o jogo, tendo visto o amarelo aos 44 minutos, enquanto Eliseu entrou aos 64, na derrota do Saragoça em Almeria (0-1).

No embate do dia com mais golos, o italiano Giuseppe Rossi marcou aos 88 minutos e salvou um ponto para o Villarreal (2-2), que marcou primeiro em Tenerife, pelo brasileiro Nilmar, aos 44, mas permitiu a reviravolta dos locais, com tentos de Nino, aos 60, e Juse Culebras, aos 76.

A ronda 28 da Liga espanhola completa-se quinta-feira, com a deslocação do Real Madrid, de Cristiano Ronaldo e do lesionado Pepe, ao reduto do Getafe, e a recepção do Atlético de Madrid, de Simão e Tiago, ao Athletic de Bilbau.