Com oito jogadores da “cantera” de início, o “Barça” fez uma primeira parte de grande nível, coroada com tentos do argentino Lionel Messi (19), que viria a “bisar” na segunda (88), Xavi (34) e Bojan Krkic (42), titular no lugar do sueco Zlatan Ibrahimovic.

Por seu lado, Joseba Llorente, que entrou ao intervalo, apontou o tento de honra dos locais, aos 67 minutos, mas não colocou em perigo o triunfo dos catalães, que passaram a contar provisoriamente mais quatro pontos do que o Real Madrid, anfitrião do Osasuna, domingo.

Messi, que passou a contar 29 golos na prova e reforçou a liderança da “Bota de Ouro” europeia, apontou o primeiro a passe de Xavi e o segundo depois de uma assistência do brasileiro Dani Alves.

Além do argentino, enorme destaque para Xavi, que fez ainda a assistência para o tento de Bojan e marcou na transformação perfeita de um livre directo.

Depois de ultrapassado o Villarreal, o “Barça” tem ainda um obstáculo difícil, em Sevilha (37.ª jornada), e dois encontros em casa, com Tenefife (36.ª) e Valladolid (38.ª).

Nos outros jogos realizados hoje, destaque para o Valência, que garantiu praticamente o terceiro lugar, ao vencer fora o Espanyol por 2-0, graças a dois tentos do sérvio Nicola Zigic, que entrou aos 59 minutos, para o lugar de David Villa, e marcou aos 62 e 75.

Na formação “ché”, os internacionais lusos Miguel e Manuel Fernandes cumpriram os 90 minutos.

Por seu lado, Duda marcou o canto que permitiu ao equatoriano e ex-“leão” Felipe Caicedo marcar o golo do empate caseiro do Málaga frente ao Sporting Gijon (1-1).

Em Valladolid, Sereno e Pelé jogaram os 90 minutos nos anfitriões, que se ficaram por um “nulo” na recepção ao Getafe, mantendo-se em lugar perigoso.