“José Mourinho é a mais poderosa e original mentalidade que o futebol já gerou. Estou satisfeito [com a contratação pelo Real Madrid] porque ele é uma pessoa que merece estar no melhor clube de futebol do mundo”, avançou à Agência Lusa.

Para Manuel Sérgio, há uma lógica na ida de Mourinho para o Real Madrid: “Se ele é o melhor treinador do mundo, é lógico que esteja a treinar o melhor clube de futebol do mundo”.

O catedrático de filosofia reconheceu que Mourinho “não é um treinador qualquer”, mas sim alguém “que tem uma filosofia cingida a um conhecimento actual, que está em consonância com a cultura actual”.

Para Manuel Sérgio, é preciso ter presente que o desporto “é uma ciência humana e só sabe de futebol quem sabe mais do que só futebol”, daí que Mourinho seja o treinador de excelência que todos reconhecem.

“Há qualidades humanas que é preciso ter e que Mourinho tem em grau apurado: é um líder carismático, um indivíduo que sabe ler o jogo, não é lento, lê rapidamente o jogo, e sabe comunicar para motivar”, sublinhou Manuel Sérgio.

José Mourinho assinou hoje por quatro épocas pelos espanhóis do Real Madrid, depois de dois anos no Inter de Milão, com o qual esta época conquistou a Liga italiana, a Taça de Itália e a Liga dos Campeões.