O Real Madrid e o FC Barcelona propuseram a outros clubes da Liga espanhola de futebol uma parcela maior das receitas dos direitos das transmissões televisivas, mas algumas equipas consideraram a proposta insuficiente. De acordo com Juan Carlos Santamaria, da Liga espanhola de futebol, representantes dos 20 clubes estiveram reunidos, mas não conseguiram chegar a acordo, tendo agendado novo encontro para 22 de Outubro.
Os clubes negoceiam anualmente cerca de 600 milhões de euros provenientes de receitas de televisão, com o Real Madrid e o FC Barcelona a arrecadarem sensivelmente metade desta verba.
“Alguns clubes manifestaram ao Real Madrid e ao FC Barcelona o seu desagrado pelas verbas, considerando que a Liga é muito mais do que apenas aquelas duas equipas”, afirmou Juan Carlos Santamaria.
Na reunião de terça-feira, o Real e o FC Barcelona propuseram ficar com 34 por cento da verba total, arrecadando o Atlético de Madrid e o Valência 11 por cento, e os restantes clubes 55 por cento.
O Sevilha e o Villarreal manifestaram-se contra a proposta, exigindo mais dinheiro, sugerindo a divisão de 40 por cento da verba entre os clubes, sendo os restantes 60 por cento distribuídos tendo em conta o desempenho de cada equipa.