Messi, de 23 anos, e Ronaldo, de 25, estão a efectuar extraordinários inícios de temporada, com muito futebol e golos, para todos os gostos, em quase todos dos jogos, não se cansando de ser decisivos para as respectivas equipas.

Na sua segunda temporada ao serviço dos “merengues”, o internacional luso demorou um pouco a aquecer os “motores” (em “branco” nos primeiros três jogos oficiais), mas, volvidos 19 encontros, soma igual número de golos.

Os 15 apontados na Liga espanhola, incluindo quatro de grande penalidade e dois de livre directo (um deles é atribuído a Pepe, em quem a bola ressalta) fazem-no, mesmo, liderar a lista dos marcadores, o “pichichi”.

Para encontrar um jogador “merengue” com tantos golos após 12 jornadas é preciso recuar a 1935/36, época em que Ildefonso Sañudo somava 16.
Contando com os jogos ao serviço da selecção lusa, Ronaldo soma 21 golos em 22 jogos, com um dado muito importante: ainda não perdeu em 2010/2011, somando 18 vitórias e quatro empates.

Ronaldo chega, assim, em alta ao clássico, no qual vai tentar marcar o seu primeiro golo ao “Barça”, depois de oito jogos em que ficou em branco, falhando inclusive uma grande penalidade, pelo Manchester United, em Nou Camp.

Se os números do internacional luso são sensacionais, os de Messi são ainda mais impressionantes e incluem golos em todos os últimos 10 jogos: um “hat-trick”, quatro “bis” e cinco embates com um golo, entre eles o que, pela Argentina, derrotou em “cima da hora” o Brasil (1-0).

O argentino totaliza esta época 25 golos em 22 jogos, sendo que a média sobe quando analisadas as suas actuações pelo clube catalão: 23 golos em 18 encontros, para um total, no ano de 2010, de 54 tentos... em 48 jogos.

Não fosse a “ausência” do Mundial2010 e era certo o “bis” no prémio de jogador do ano, ele que sábado passou a contar 101 tentos da Liga espanhola (facturou em 69 jogos e desses o “Barça” só não venceu um), incluindo 13 em 2010/2011, situando-se apenas atrás de Ronaldo.

Messi tem estado a um nível inigualável e, como o português, que nunca facturou ao “Barça”, tem também um repto para o clássico, o de conseguir marcar pela primeira vez, ao oitavo jogo, a uma equipa orientada por Mourinho.

O “10” do FC Barcelona nunca marcou ao técnico português, em quatro confrontos com o Chelsea e três com o Inter, mas sabe bem fazê-lo ao Real Madrid, frente ao qual marcou por sete vezes, em apenas oito clássicos.

Messi conseguiu mesmo o seu primeiro “hat-trick” da carreira (soma sete, mas 30 “bis”) face aos “merengues”, num memorável “1 contra 11” em Nou Camp, a 10 de Março de 2007, em que selou o 3-3 final aos 90+1 minutos.