Sem a sua importância, como é óbvio, o embate da ronda 13 de “La Liga” será mais aguardado que a própria final do Mundial2010, que a Espanha ganhou à Holanda (1-0), com muitos dos jogadores que agora estarão no Nou Camp.

O embate de segunda-feira tem todos os ingredientes para concentrar todas as atenções, pelo momento “mágico” em que as duas equipas chegam e, claro, pelos protagonistas, os melhores do Mundo, de um lado e outro.

Em relação à época passada, nem falta agora o mais mediático dos treinadores, o português José Mourinho, para juntar ao seu homólogo Pep Guardiola, a Messi, Ronaldo, Xavi, Casillas, Iniesta, Sérgio Ramos, Villa, Özil, Dani Alves, Di Maria, Pedro, Higuain, Puyol, Ricardo Carvalho, Piqué, Pepe, Valdés, Xabi Alonso, Busquets ou Khedira.

As “estrelas” não faltam e, como se tem visto, foram dois colectivos muito poderosos, o “Barça” na sequência do trabalho iniciado por Guardiola em 2008/2009 e o Real Madrid já com a “marca Mourinho” bem visível e ainda invencível (15 vitórias e quatro empates).

Os dois conjuntos nem começaram bem, os catalães, com muitos titulares da Espanha campeã mundial, a tentar voltar à realidade e os “merengues” a adaptarem-se às ideias do técnico que levara o Inter ao triunfo na “Champions”.

O “Barça” perdeu logo o primeiro jogo caseiro (0-2 com o Hércules) e empatou o terceiro (1-1 com o Maiorca), enquanto o Real Madrid teve dificuldades fora, cedendo dois empates a zero nas três primeiras deslocações.

Estes foram, porém, os únicos pontos perdidos pelas duas equipas, com os madrilenos a apresentarem a melhor sequência, com sete triunfos consecutivos, mais um do que os catalães, que, em todas as provas, somam nove triunfos e um “nulo” nos derradeiros 10 encontros.

Após 12 jornadas, o Real Madrid ostenta mesmo, com 10 triunfos e dois empates, o melhor início da sua história, enquanto Mourinho é o melhor estreante de sempre na competição.

Por seu lado, o “Barça”, a um ponto, tem o melhor arranque da “era” Guardiola (10 vitórias, um empate e uma derrota), que venceu os dois campeonatos em que orientou os catalães (2008/2009 e 2009/2010), e um recorde da Liga de seis triunfos nos primeiros seis jogos fora.

O técnico catalão venceu os quatro “duelos” com o Real Madrid, incluindo um memorável 2-6 em Madrid (02 de Maio de 2009), mas agora tem pela frente Mourinho, que já foi feliz a época passada em Nou Camp (perdeu 0-1, mas, como tinha ganho 3-1 em casa chegou à final da “Champions”), mas nunca lá ganhou (dois empates e três derrotas).

Além de Mourinho, que se estreia como treinador principal no clássico (já esteve do outro lado, como adjunto), Ricardo Carvalho também jogará o primeiro “Barça-Real”, enquanto Pepe cumpre o quatro e Ronaldo o terceiro.