“Este ano temos uma vantagem, não vamos ganhar por 5-0 antes de jogar”, realçou o técnico catalão, para quem pressão para defrontar o Real Madrid era quando “o Barcelona levava sete pontos de avanço sobre o seu rival e toda a gente pensava que estaríamos a ganhar aos dois minutos por 6-0”.

Guardiola elogiou o eterno rival, ao sublinhar que a equipa orientada por José Mourinho é “a melhor do mundo a jogar em contra-ataque”.

O técnico catalão lembrou que “cada jogo tem a sua história” e, questionado sobre a forma como o Real Madrid se irá apresentar em Camp Nou, assegurou que “não haverá surpresas”.

“Nós intuímos a forma como eles vão jogar, assim como eles também sabem como nós jogaremos”, explicou Guardiola, para quem o jogo “vai ser muito previsível” do ponto de vista táctico e estratégico.

Espera um “jogo fantástico e bonito”, promete que o FC Barcelona “não jogará com medo” e admite que os jogadores sentem “uma enorme excitação” perante a proximidade do embate: “Eles sabem que o mundo inteiro vai estar a ver o jogo, é normal que queiram jogar bem, mas não ganharemos nem perderemos por causa disso”.
Desvalorizou a importância do jogo em termos da luta pelo título, visto que “faltam muitos pontos e uma volta inteira por disputar, na qual podem surgir lesões e outros obstáculos”, mas admite que é “um jogo importante por ser um FC Barcelona-Real Madrid, mas não decisivo”.

O que o treinador do FC Barcelona descarta é alterar o seu estilo de jogo para travar os contra-ataques do Real Madrid: “Nós tentamos ser fiéis a algo que não depende de outros. Pela nossa forma de jogar temos sido credores da admiração de todo o mundo e esse é o nosso maior activo e orgulho, razão pela qual não vamos mudar por ganhar ou perder um jogo”.

A este propósito, Guardiola confessou mesmo a mensagem que passou aos seus jogadores: “Disse-lhes quais as virtudes do Real Madrid, que são muitas, mas também lhes pedi que tentem encontrar alguma debilidade neles para lhes poder ganhar”.