Toda a imprensa dedica grande cobertura ao assunto, com o rescaldo do encontro a dominar as atenções dos desportivos e a marcar todas as primeiras páginas dos generalistas.

“Muitíssimo Barça para tão pouco Madrid”, lê-se na manchete do Marca de hoje, sobre uma foto da celebração do golo de Xavi e do paralelo desespero do guarda-redes madrileno Iker Casillas.

O jornal dedica uma larga cobertura ao encontro, destacando as declarações dos treinadores depois do desafio.

“Quando te metem 5, não se chora”, disse Mourinho. “Estão a dois pontos e são uma grande equipa”, foi o comentário de Pep Guardiola.

O jornal ainda destaca na primeira página o empurrão de Cristiano Ronaldo a Guardiola, quando este não lhe entregou uma bola que tinha saído do campo.

O As optou por colocar na primeira página uma imagem dos confrontos dos últimos minutos, que terminaram com a expulsão de Sérgio Ramos.

“Primoroso Barça perante um Madrid sem nada” é um dos títulos do jornal, que destaca ainda as reacções dos treinadores e que explica o filme do encontro.

No El Pais, o encontro de Barcelona é empurrado para uma pequena chamada à primeira página, com a atenção a ser quase toda dedicada a mais revelações de documentos pela Wikileaks, já que o jornal espanhol é um dos cinco em todo o mundo que tiveram acesso antecipadamente aos mais de 250 mil documentos.

O El Mundo, por seu lado, dedica a sua foto da manchete a uma imagem do segundo golo do Barcelona, marcado por Pedro, com a legenda a considerar que “o Barcelona humilha outra vez o Real Madrid”.

Na sua cobertura de cinco páginas ao primeiro grande clássico da temporada, o jornal cita Mourinho, que reconheceu, depois do encontro, que esta foi “a maior derrota” da sua carreira.

A maior derrota de Mourinho é, para o jornal, “um resultado escandaloso numa noite tensa” e o resultado mais amplo no Camp Nou em 17 temporadas.

O ABC é ainda mais explícito, afirmando que “Guardiola humilha Mourinho”, numa referência ao embate dos treinadores das duas equipas mais fortes da liga espanhola.

“A estratégia do Barça perante o Real Madrid resolveu-se com uma lição táctica de Pep Guardiola sobre Mourinho”, que colocou os catalães em vantagem, escreve o jornal.

O La Razon dedica grande parte da sua primeira página às celebrações de Villa e Pedro de um dos cinco golos do Barcelona.

“O Barça vence por maioria absoluta”, escreve o jornal, numa referência indirecta às eleições regionais de domingo, na Catalunha.

“A equipa de Guardiola coloca-se na liderança depois de golear um Madrid impotente num jogo tenso com 12 cartões amarelos e um vermelho”, lê-se no jornal.

O Publico dedica praticamente toda a primeira página à Catalunha com o rescaldo das eleições de domingo a partilharem a atenção com a foto em que Xavi celebra o golo que marcou na goleada de 5-0.

“Uma mãozinha para Mou”, escreve o jornal, referindo-se ao treinador português do Real Madrid. “O Barça atropela um Madrid que se acobardou em Camp Nou”, escreve o jornal que dedica quase 10 páginas ao clássico.