A próxima jornada do campeonato espanhol de futebol será jogada no domingo e segunda-feira, após a Audiência Nacional ter-se declarado incompetente para julgar o litígio entre o sindicato dos futebolistas e a Liga de clubes.

A Associação dos Futebolistas Espanhóis (AFE) opôs-se à decisão da Liga de Futebol Profissional (LPF) de marcar cinco jogos do primeiro escalão e dez do segundo para domingo e pediu a intervenção da Audiência Nacional.

Na notificação da decisão, o tribunal entende que a questão está sob a jurisdição dos contenciosos administrativos e não civis e ainda que o calendário foi aprovado pela Real Federação Espanhola de Futebol, por delegação do Conselho Superior dos Desportos, um ato de caráter administrativo.

Esta decisão determina que os encontros agendados para domingo sejam disputados de acordo com o previsto, uma vez que um novo recurso da AFE para a instância competente não seria decidido em tempo útil.

Os cinco encontros agendados para domingo são o Athletic de Bilbau–Deportivo da Corunha, o FC Barcelona-Levante, o Sporting de Gijon-Málaga, o Sevilha-Osassuna e o Valência-Espanyol de Barcelona.

A jornada ficará completa segunda-feira com os encontros Villarreal-Almeria, Saragoça-Real Sociedade, Atlético de Madrid-Racing Santander, Maiorca-Hércules e Getafe-Real Madrid.